Time Out Rio de Janeiro

Parque Nacional da Tijuca

O silêncio, a calma, o ar puro, a temperatura amena e o ambiente inspirador da floresta tropical no meio da metrópole carioca

Parque Nacional da Tijuca

GRÁTIS

Floresta da Tijuca, Tijuca

Estações próximas
recomenda-se carro

Site de Parque Nacional da Tijuca

O Parque Nacional da Tijuca é um grande maciço verde dentro da metrópole carioca, tem uma área de 3.953 hectares e é atualmente o parque nacional mais visitado do Brasil, recebendo mais de 2 milhões de visitantes por ano.

Por incrível que pareca, sua mata é quase toda reflorestada após ter sido desmatada para extração de madeira e plantio de café ao longo dos séculos XVII e XVIII, gerando sérios problemas ambientais à cidade
Em 1860, D. Pedro II desapropriou os fazendeiros e iniciou uma projeto megalomaníaco de replantio de todo o morro. Foram 13 anos de trabalho árduo de apenas 6 escravos, que usaram cerca de 80 mil mudas de árvores nativas no processo. Juntamente com a regeneração natural, a área foi recuperada, formando a floresta que vemos hoje, com uma rica e diversificada flora. Hoje a floresta é o pulmão da cidade, responsável pela manutenção do manancial hídrico, além da presenvação de muitas espécies da flora e da fauna local.

O parque é dividido em quatro setores: Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca, cada um com diversas atrações como caminhadas em trilhas, banhos de cachoeira, piqueniques, além de prática de esportes (como passeios de bicicleta e escaladas) e a simples contemplação da natureza.

Sua paisagem contrasta o verde da mata com o mar e os picos rochosos ímpares como o Corcovado, símbolo da cidade, a Pedra da Gávea, reduto de Asa Deltas, além de outras atrações imperdíveis como a Vista Chinesa, a Capela Mayrink a Mesa do Imperador e o Parque Lage.

Aconselha-se visitar o parque e suas atrações acompanhado de alguém que conheça bem a região, especialmente se for a sua primeira vez.

Há algumas agências especializadas em trilhas, ou se preferir algo mais pessoal, contacte um guia local particular.

13 Set 2012.

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus