Time Out Rio de Janeiro

Rio Real Street Art

A Gamboa ganha o primeiro mural de grafite gigante da cidade 

Rio Real Street Art

GRÁTIS

Horário de funcionamento Anytime

Prédio do SW2
R. Coelho E Castro, 60 - Saúde, Rio de Janeiro - RJ, Brasil, Centro

Estações próximas
Cidade Nova

Já era hora da Cidade Maravilhosa, o novo polo de artes do mundo, ganhar uma wall de street art à altura dos gigantes painéis das grandes metrópoles. Para quem não conhece, cidades cosmopolitas como Berlim, Nova York, Londres e até São Paulo já são dominadas por estes imensos grafites que chamam atenção de quem passa por se misturarem nas paisagens cinzentas. Aqui no Rio faltava isso, até agora. Comanda pelos pioneiros do grafite carioca, os caras do FleshBackCrew, essa missão foi cumprida em grande estilo. O primeiro painel giga da cidade tem 30 metros de altura por 70 metros de largura e fica no bairro da Gamboa, Zona Portuária.

Essa jornada começou quando Tomaz Viana, mais conhecido como Toz, baiano de Salvador e praticamente um carioca, foi convidado pela empresa SW2, representante das Lojas Americanas e do Submarino, a pintar o painel gigante na sede do prédio. Com mais de 1500 latas, Toz chamou os brothers que acompanham sua trajetória no grafite desde o começo. Estes são Piá, BR, Krank, Jow, Life, Rena, Rafa e Swk.

O processo criativo surgiu de Toz, que defende o estilo peculiar da cidade do Rio de Janeiro, onde as cores são mais vivas e alegres bem diferentes do estilo mais sombrio de São Paulo. Um exemplo disso é um dos seus personagens mais marcantes, a bonequinha Nina, delicada e com cabelos esvoaçantes sempre dando um ar de graça por onde “passa”.

Para trabalhar a área de criação, a solução foi dividir o espaço em retângulos, o que facilita a pintura numa proporção deste tamanho. Os caras quebraram se revezando com duas gruas articuladas (aquele carrinho que serve para levar o pintor pra qualquer parte do painel), e ainda tendo que assumir o controle das máquinas, ócios do oficio. Isso tudo durante 20 dias sem parar.

Para o Toz, o Rio de Janeiro é uma janela para o mundo e que está ganhando cada vez mais e mais espaço. O que se encaixa perfeitamente com o local. A Zona Portuária é um polo artístico em ascensão na cidade. Recebeu eventos de grande porte como a ArtRio, e também a ArtRua, um evento mais underground de mostra de arte urbana, que deve rolar novamente este ano.

E fique atento! O primeiro livro de grafite do Rio de Janeiro sai em Março e é do Tomaz Viana.

 

8 Mar 2013.

Escrito por Nice Jourdan
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Restaurantes próximos

Brasserie Lapeyre

Brasserie Lapeyre

421m

Mironga

Mironga

460m

Bistrô The Line

Bistrô The Line

931m

Cais do Oriente

Cais do Oriente

1059m

Tempeh

Tempeh

1121m

Cafés próximos

MAR

MAR

292m

Mundo Verde

Mundo Verde

1011m

Brasserie Rosário

Brasserie Rosário

1087m

Confeitaria Colombo

Confeitaria Colombo

1100m

Besi

Besi

1121m

Locais de música ao vivo próximos

Trapiche Gamboa

Trapiche Gamboa

359m

Centro Cultural Banco do Brasil

Centro Cultural Banco do Brasil

946m

Rio Scenarium

Rio Scenarium

1263m

Mangue Seco

Mangue Seco

1296m

Santo Scenarium

Santo Scenarium

1301m