Time Out Rio de Janeiro

As melhores experiências gastronômicas da cidade

Aventure-se pelas 30 melhores guloseimas da cidade

Desde um lanche rápido a um almoço luxosos, a cena gastronômica no Rio pode ser simples e informal ou cheia de charme e pompa. Pelas esquinas da cidade, promessas de laricas inesquecíveis enfeitiçam o transeunte em diversos cantinhos cheios de tentação. Logo vem à tona o velho debate de quem faz a melhor caipirinha, o hamburger mais saboroso ou o vencedor do título de melhor petisco, coisa séria na cidade.
Os editores e críticos de Time Out Rio se puseram a pensar durante dias para reunir uma lista das 50 melhores delícias gastronômicas da cidade. Confira!

1. Bloody Mary no Astor
Superando a competição em conseguir o prêmio de “melhor da cidade”, a ‘Mary’ do Astor ganha mais pontos pelo cenário em frente da praia. Mas além disso, pela importante atenção aos detalhes do drink, o que é dificil encontrar em outros lugares (molho de worcester, pimento fresco, suco de limão e aipo etc).

2. Temaki Hot Philadelphia no Pe`ahi
Fast food sushi já é moda na cidade, mas diferentemente de outros “japas de rua”, o Pe'ahi da Gávea deu um upgrade ne versão Hot Philadélphia, tornando-o maior e mais crocante. Difícil imaginar e ainda mais difícil é resistir a ele.

3. Pastel de Camarão & catupiry, BB Lanches
Este pastel, talvez não muito glamoroso, consegue sua vaga na lista em virtude da sua capacidade de absorver uma noite inteira de chopp bem como sua disponibilidade nas ruas de Leblon até altas horas.

4. Açai frozen yoghurt do Yoggi
O Yoggi foi o pioneiro na versão picolé de frozzen yoghurt. Num dia de calorão, particularmante se você estiver na areia e tiver a sorte de encontrar com um dos vendedores ambulantes, caia para dentro do bombático picolé de açaí, sem nenhum arrependimento nem calórico, nem da escolha do sabor.

5. Suco de Morango do Big Bi
Utilizando polpa de fruta pura, ao contrário de algumas outras casas de suco, a "boladona" Big Bi faz ao vivo uma maravilhosa vitamina de fruta fresca espessa. Este deleite parece mais um batido do que um suco.Saúde! Rua Belfort Roxo 372, Copacabana (2295 1887).

6. Linguiça de Cordeiro no Do Horto
Estas linguiças finas, servidas ao lado do Jardim Botânico, têm um sabor bem impressionante e vem com molho de hortelã para agradar os aficionados. Além do oásis verde desse bairro, que certamente contribuem para a experiência sensorial ser ainda mais completa.

7. Pastel Queijo Brie & Shitake no Bar do Adão
Com uma gama de trinta opções, você pode ficar confuso, mas o foco deve ser direto na seleção dos celebres especiais do Adão, um dos melhores bares de Botafogo. Será dificil encontrar algo que supere o pastel de brie e shitake.

8. Pizza Genovese da Pizzaria do Chico
Uma das melhores pizzas da cidade, direitamente da Itália às ladeiras de Santa Teresa, com uma camada rica de mossarella, um pouco de atúm e finas fatias de gengibre, abóbora e cebola sobre uma base fina de massa para mamma nenhuma botar defeito. Rua Santa Cristina 21a, Santa Teresa (2508 7180)

9. Cabrito do Nova Capela
O exterior crocante do prato é marcante, pode parecer no início um pedido um tanto quanto exagerado, mas a ternura e suculência da carne apaga qualquer dúvida nesse famoso bar em Laranjeiras. Completamente tradicional, ricamente saboroso e servido com batatas e brócolis.

10. Esfiha da Rotisseria Sirio Libanesa
Meio escondido no shopping Condor no Largo do Machado, este simples local árabe é uma verdadeira jóia oculta, ganhando o prêmio da melhor esfiha em virtude do pão perfeito e dos vários tipos de molhos para acompanhar. Melhor aproveitada em pé ao balcão com um suco fresco. Largo do Machado 29, Flamengo (2557 2377)


11. Pastel de cenoura & ricotta do Mundo Verde
A cadeia Mundo Verde não é exatamente o auge da gastronomia mas suas lojas estão pela cidade inteira e oferecem, além das velas aromáticas e remédios homeopáticos, um dos melhores salgados da cidade. O pastel integral é uma perdição “natureba”. Cenoura e ricotta são os campeões.


12. Tropeiro Carioca do
Bar do David
Há muitos bares sem frescuras espelhados pela cidade que oferecem pratos caseiros, mas poucos o fazem tão bem como o Bar do David. No Morro da Babilônia que fica atrás do Leme, o bar serve seu prato assinatura de feijão e porco, que são os grandes destaques.


13. Classic Burger do Via Sete
A qualidade da carne do burger no Via Sete é uma demonstração exata sobre o diferencial da opção orgânica. Acompanhado de fritas servidas com uma gama de molhos. O prato se torna ainda mais agradável à meia luz do ambiente do restaurante, especialista em ‘comfort food’.

14. Ojo de bife do Porcão
Os espetos de filé não param de chegar à mesa, mas antes que o lombo recheado com queijo e as fatias de picanha comecem a pesar, peça o ultra-suculento ojo de bife. Pode demorar bastante, mas certamente vale a pena a paciência, sem mencionar a pausa, sempre bem vinda.

15. Cookie de chocolate do Besi
Meio-escondido afastado das vias principais do Centro, o café Besi tem um dos balcões de delícias mais tentadores da cidade. Se puder resistir às saladas e sanduíches, terá dificuldades em recusar as bolachas de chocolates de 17cm de tamanho.

16. Burger de cogumelos do Balada Mix
Em termos de comida saudável, este burger vegetariano é totalmente artesanal. Entrelaçado com cogumelos, quinoa, mel e gengibre, o burger do Balada é um deleite raro para aqueles que prefere vegetais à carne.

17. Bolinho de feijoada ao Aconchego Carioca
A chef Kátia Barbosa, proprietário do restaurante Aconchego Carioca na Praça Bandeira, virou um prato típicamente mineiro servido à moda boteco carioca. Dentro da crosta de feijão tem couve e bacon com um sabor divino, servido com fatias de laranja e uma dose de batida de limão. Rua Barão de Iguatemi 379, Praça da Bandeira (2273 1035)

18. Milkshake de açaí do Bibi Sucos
Diferente da habitual tigela saudável, no Bibi a fruta mágica do nordeste é combinada com sorvete de baunilha e sai cremosa, leve e com um sabor mais sutil.

19. Pain au Chocolat do Cafeína
Carregado com chocolate de alta qualidade, a generosidade do Cafeína com o recheio o faz uma ótima opção para um café da manhã guloso.

20. Croissant do La Bicyclette
O croissant autêntico francês fresquinho é um dos melhores segredo do Jardim Botânico. No La Bicyclette, você pode pedir a unidade simples, sem recheio, e na vai se decepcionar.

21. Babaganoush do Amir
O Rio não é o primeiro lugar que você associaria com cozinha árabe, mas o sabor do molho babaganoush do Amir é campeão e à altura de qualquer país árabe do mundo. Não perca também o húmus: cremosos e fresco feito na casa.

22. Caipirinha de caju no Bar dos Descasados
A versão caipirinha de caju é uma maravilha, feita com muito gelo e caju perfeitamente maduro e cortado no copo baixo. Melhor apreciado na varanda do bar, parte do Hotel Santa Tereza, que tem uma vista imbatível.

23. Moqueca de camarão do Severyna
Severyna é um restaurante nordestino animado em Laranjeiras, que tem performances de dança típica ao vivo, mas sua moqueca de camarão é a estrela do show. Rica, cremosa e feita com um óleo de dendê de primeira qualidade. Sob o arroz e farofa, que acompanham, não esqueça do fio de pimenta, indispensável para quem gosta um sabor picante.

24. Açai do Big Polis Sucos
Esta casa de suco serve o puro creme roxo anti-oxidante gelado na tigela e ganha nossa aprovação pela sua abundância transbordante. O Big Polis vem fazendo isso há muitos anos e até hoje nunca decepcionou ninguém sedento por um bom açaí. Rua Ataulfo de Paiva. Avenida Ataulfo de Paiva 505, Leblon (2259 2597)

25. Pão de calabresa do Bráz
Algumas pizzas do Bráz podem não ter nada de especial, mas ao escolher o pão de calabresa acompanhado de um choppinho gelado, você terá a certeza de que fez a melhor escolha do cardápio. Super crocante por fora e macio por dentro, carregado no recheio de pepperoni. Realmente merece a ida a esta pizzaria só por causa dessa indulgência.

26. Caipira da Academia da Cachaca
Não se engane, isso é uma caipirinha clássica, mas o uso de mel no lugar de açúcar e os limões galegos em vez do habitual tahiti leva este drink do ordinário para o sublime.


27. Polvo marinado na Adega Pérola
Os 55 anos de tradição certamente dizem alguma coisa. Os mais de 100 diferentes tipos de tira gosto são preparados rigorosamente à moda portuguesa, mas o mais espetacular é o polco marinado, que leva o molho da casa.


28. Marvilhosa de camarão do Chico e Alaide
As melhores coisas na vida são aqueles que te deixam querendo mais. Essa empada com a massa na medida certa tem recheio abundânte de camarão, que tem um gostinho ainda mais especial servida neste bar pós-praia favorito do Leblon.

29. Caipisake com lichia do Sushi Leblon
Típico drink de “menina”, essa caipirinha ganha uma pompa extra nesse badalado restaurante. O Sake de lichia é melhor acompanhado com uma tigela de edamame neste Japonês chique-clássico do Leblon.

30. Feijoada do Bar do Mineiro
Você nunca esquecerá essa feijoada, degustada de maneira longa e descontraída com todos os rituais presentes: desde as fatias de laranja ao primeiro bocado de orelha de porco, sem esquecer a indispensável caipirinha. A versão desse prato nacional no Mineiro tem o sabor e a consistência perfeita, combinada com o ambiente de um boteco típico de Santa Teresa. Melhor apreciada numa tarde ensolarada de domingo.

Escrito por Alice Kuntz Moura
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Hair & Beauty 2016

Boulevard Olímpico

Baixo Suíça reabre com tecnologia para deficientes