Time Out Rio de Janeiro

Alvin Ailey American Dance Theater

 A conceituada companhia de dança apresenta hoje sua última performance na Cidade das Artes antes de continuar a curta temporada no Brasil

Este evento terminou

Alvin Ailey American Dance Theater

Ingressos de R$ 75 até R$ 320

Data 11 Set 2013-15 Set 2013

Horário de funcionamento Qua-Sex 21hs; Sab 17hs, 21 hs; Dom 16hs, 20hs

Site de Alvin Ailey American Dance Theater

Buy tickets for Alvin Ailey American Dance Theater

Cidade das Artes
Cidade das Artes
Avenida das Américas 5300, Barra da Tijuca

Telefone (21) 2249 1598

Há quinze anos que a companhia de dança Alvin Ailey não pisava em solo brasileiro e agora está de volta com um programa que inclui várias obras e peças da longa carreira de uma das maiores companhias de dança do mundo.

Com coreografias do fundador Alvin Ailey, Robert Battle, Garth Fagan e Ronald K. Brown, os 30 bailarinos se apresentam numa curta temporada, com duas programações diferentes, que termina hoje no Rio de Janeiro e segue depois para São Paulo. A Time Out assistiu à programação A que incluiu as peças “From Before”, “Takademe” e “Grace”. Hoje, a noite é dedicada a “Four Corners”, “Strange Humors” e “Minus 16”.

A maior expectativa cai sobre a famosa peça “Revelations” de 1960 que, na época, colocou a companhia na boca do mundo e na graça da crítica. Ambas as programações incluem a aclamada peça, que fecha as apresentações, e mostra bem a singularidade da cultura afro-americana, em que Alvin busca inspiração em suas próprias memórias do Texas, do blues, spirituals e do gospel.

É necessário ver a peça com os olhos do contexto social da época em que foi criada, era absolutamente inédito ver um espetáculo de dança só com bailarinos negros. A peça lembra mais um musical do que dança, sem que isso comprometa os belos quadros de cada movimento e a técnica irrepreensível, sem esquecer, claro, a contagiante trilha sonora bem blues que dá vontade de pular da cadeira e sair dançando.

Os bailarinos movem-se pelo palco, elas segurando sombrinhas e eles seguindo e intercalando cada passo à medida que a peça se desenrola com uma temática alusiva ao sofrimento, espiritualidade e esperança.

A peça “From Before” de 1978 foi a que mais impressionou pela coreografia, movimentos e dinâmica dos bailarinos que longo de 19 minutos invadem o palco com movimentos que em tudo lembram África, como se fosse um ritual alegre cheio de crescentes, tudo isso ao som de uma trilha cheia de batuques e batidas poderosas. 
 

Escrito por Sílvia Garcia
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus