Oswaldo Goeldi: Sombria Luz

Oswaldo Goeldi/ Divulgação

O carioca Oswaldo Goeldi (1995-1961) é mais conhecido por suas gravuras sobre madeira e pelas linhas arrojadas e marcantes que usava para fazê-las. Um tema dominante em suas xilogravuras são peixes estranhos. Às vezes, eles estão sendo pescados e aparecem maiores que os homens. Em outras imagens, eles voam, perseguindo pessoas. Mas sejam vítimas ou agressores, seus olhos sempre parecem implorar por clemência. Curiosamente, nos poucos retratos de pessoas que ele deixou, elas compartilham as mesmas expressões angustiadas.

A terra natal do artista também povoa essas gravuras. Mas não como encarnação daquele Rio ensolarado, pelo contrário – o ponto de vista de Goeldi revela uma cidade sombria, complexa e atormentada, que rema contra contra os esteriótipos.

Nas palavras do curador da exposição, as obras de Goeldi desafiam a visão clichê do Brasil como paraíso tropical. “Usando os recursos limitados de xilogravura e de desenhos, ele retratou um mundo de inquietação e desconforto, jogado para fora na luz do sol”, descreve Paulo Venâncio Filho. A mostra tem ainda uma reconstrução do ateliê do artista em uma sala.

Escrito por Alexis Sogl

Serviço

MAM


Endereço Rua Pedro Álvares Cabral s/n, Parque Ibirapuera

Ibirapuera, São Paulo

Telefone (11) 5085-1300

Site de MAM

Preço R$5; grátis no domingo

Site de Oswaldo Goeldi: Sombria Luz

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.