Caravaggio e seus Seguidores

1 Ago 2012-30 Set 2012

De estrela ascendente a assassino em fuga, Caravaggio e sua pintura dramática nunca falham em impressionar

Divulgação

Este evento terminou

Programe-se: esta talvez seja a mais importante exposição do ano. Seis obras do célebre pintor italiano do século 16 Michelangelo Merisi da Caravaggio serão acompanhadas por um conjunto de trabalhos de seus seguidores, os ‘Caravaggisti’, no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Junto às espetaculares pinturas do mestre italiano, serão expostas obras do espanhol barroco Ribera, de Artemisia Gentileschi – a mais importante e uma das únicas pintoras de sua época – e do pai dela, Orazio, também artista, e amigo de Caravaggio.

Criador de pinturas a óleo muito sensuais e vivas, elas quase respiram, Caravaggio é notório por seu poderoso uso do chiaroscuro – o intenso efeito de pinturas iluminadas sobre fundos negros, que contrastava com os trabalhos coloridos de outros artistas de Roma da época. Seu estilo extremamente realista também teve um papel importante na vida cultural e religiosa da cidade.


San Girolamo che scrive, Séc. XVII (1605-1606)

Ele nasceu em Milão, em 1571, em um momento crucial para o cristianismo. Apenas 54 anos antes, na Alemanha, Martinho Lutero iniciou a Reforma, movimento que motivou a separação entre católicos e os novos protestantes. Caravaggio encontrava-se em Roma no meio da Contra-Reforma, quando a igreja católica começou a suprimir a ‘ameaça’ protestante.

Com suas visões visceralmente humanas de santos e virgens, suas pinturas escandalizaram o mundo católico. Ao mesmo tempo, ele incendiou as mentes de membros mais visionários do Vaticano, que viam suas obras intensamente realistas como uma forma de trazer a população de volta aos braços da Igreja. Santos antes retratados em túnicas clássicas, intocáveis, tornaram-se os humildes pescadores que eles eram, com pés sujos e roupas rasgadas. A Virgem Maria em pessoa, comumente representada em roupas de um azul etéreo e salpicado de estrelas prateadas, foi mostrada com pés descalços, unhas sujas, papada no rosto e maltrapilha. Caravaggio ousou até utilizar uma prostituta de Roma chamada Lena como modelo de rosto para a mãe de Jesus.

Tudo corria bem para o ‘queridinho’ artista que tinha uma personalidade irascível – ele foi pego jogando pedras na janela de sua senhoria e uma alcachofra na cabeça de um garçom.
Mas em 1606 ele assassinou Ranuccio Tommosoni, um cafetão romano e inimigo declarado do artista. Para escapar do enforcamento, Caravaggio fugiu para Nápoles, depois Malta, Sicília e de volta a Nápoles, com o medo o atormentando sempre. Tanto que ele mantinha uma adaga embaixo do travesseiro quando dormia e, com o passar dos anos, ficou obcecado com a própria morte e a relação entre vítima e algoz. Esse sentimento pode ser vislumbrado em sua pintura Davi e Golias, na Galeria Borghese, em Roma, onde o enlutado Davi é assombrado pela culpa durante a decaptação do gigante filisteu. Ou também na obra Morte de Santa Úrsula, em Nápoles, onde ela é retratada bem perto de seu executor, que olha a flecha que penetra no seio de sua vítima. Úrsula é capturada no mesmo espaço escuro e ameaçador que o seu carrasco.

Em 1610, Caravaggio ganhou permissão para voltar a Roma, mas em uma reviravolta final da vida violenta e traumática do pintor, ele morreu de uma inesperada malária a apenas alguns quilômetros de chegar a seu destino, dois meses antes de completar 40 anos.

Mesmo sem cobrir sequer um décimo de todo o catálogo de Caravaggio, as pinturas em exibição incluem a Medusa Mertola e São Girolamo – ambas excelentes representações de seu escuro e dramático estilo influenciador. Tanto que isso se vê nas tentativas (de décadas depois) dos outros artistas ‘discípulos’ em seguir o traço do mestre. O exercício de comparar essas tentativas ao trabalho de Caravaggio é fascinante – e dá uma noção 
ainda maior da genialidade do artista italiano. 

Escrito por Rose Balston
Tags: 

Serviço

Masp


Endereço Av. Paulista, 1578

Bela Vista, São Paulo

Estações próximas 2, Trianon-MASP

Telefone (11) 3251-5644

Site de Masp

Preço de R$ 7 até R$ 15Grátis, às terças-feiras

Data 1 Ago 2012-30 Set 2012

Horário de abertura Ter. a dom., 11h-18h; qui., 11h-20h

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.