Até onde vai a devoção do Brasil ao futebol? Bem longe, pelo que parece. Este lindo jogo afeta todos os cantos da cultura do país - realidade esta que será traduzida na próxima exposição a entrar em cartaz na Galeria Baró.
Uma das maiores galerias da cidade, fisicamente falando, o enorme espaço da Baró, que costumava ser um galpão, será transformado pelo inventivo Pablo Reinoso em sua exposição Estádio Firulete. Criando arcos esculturais em formato de gols e arquibancadas, o artista argentino usa a palavra firulete para descrever cada uma de suas peças na exposição. É uma palavra que não apenas capta a essência e a ginga dos jogadores brasileiros, como também remete a sua cidade natal, Buenos Aires, já que o termo é usado para descrever passos de tango e também nomeia um estilo gráfico que geralmente é impresso em ônibus da cidade.
Mas o futurismo de suas redes e arquibancadas não é somente para ser admirado. A galeria também está organizando um torneio de futebol literalmente dentro da exposição.
Esta exibição não apenas mostra a paixão imensurável pelo futebol. Com a aproximação da próxima Copa do Mundo, no Brasil em 2014, Reinoso reflete sobre a posição que o esporte ocupa na cultura brasileira e da América Latina e as questões em torno desta paixão. O orgulho e a brincadeira mostrados em Estadio Firulete capturam a essência do ser brasileiro, assim como o futebol.