SP_Urban Digital Festival

4 Nov 2013-28 Nov 2013

James George/Divulgação
Video mapping
Video mapping "Spectacle of Change' no prédio da FIESP

Este evento terminou

Nesta época do ano, a Avenida Paulista se transforma em uma sucessão de luzes natalinas, com bancos e outras instituições competindo em potência de watts na decoração de suas fachadas. São Papais Noéis que cantam, caixas de presente gigantes, pinheiros falsos e rajadas de neve artificial. Mas, neste dezembro, o público terá ao menos uma atração diferente das (por vezes cafonas) encenações natalinas – a presença cintilante do video mapping, uma forma de arte movida a tecnologia.

A partir das 21h do dia 4 de novembro, a fachada piramidal do prédio da Fiesp será a base da segunda edição do SP_Urban Digital Festival, evento a céu aberto que pretende levar as projeções criativas aos olhos do público. Usando a topografia da distinta inclinação do edifício, os video mappers farão uma fusão de elementos do design com efeitos visuais e rítmicos, banhando a silhueta cinza com cores vivas. E brincando com as luzes para alterar as percepções sobre o próprio edifício. O espetáculo intenso, tridimensional e em grande escala promete deixar o público desavisado de queixo caído.

Para completar o show visual, haverá transmissões com projeção de LED com mais de 4 bilhões de combinações de cores. Segundo a curadora Marília Pasculli, da produtora de arte e música Verve Cultural, isso vai transformar a Fiesp na primeira e maior galeria de arte digital da América Latina. Colocando-a no patamar – durante o festival – de notáveis fachadas urbanas internacionais de vídeo, como a torre Uniqa, em Viena, o Shopping Iluma, em Cingapura, e o Medialab-Prado, em Madri.

O projeto que explora a participação do cidadão na atual realidade digital, tem curadoria de Marília Pasculli, da Verve Cultural, e da dinamarquesa, Tanya Toft. Um dos objetivos é atribuir uma nova função social a um dos edifícios mais simbólicos da capital e também a outros espaços públicos da cidade. A mostra questiona como a cultura digital afeta o modo de viver, e ainda como as novas tecnologias permitem diferentes meios de expressão e de participação do cidadão urbano.

Nesta edição, desembarcam em São Paulo os principais artistas mundiais da cena multimídia como James George (EUA), Julian Opie (Inglaterra) e o coletivo internacional United VJs, que atua na Europa e América do Sul.

Uma novidade neste ano é o mirante instalado na Alameda das Flores, o calçadão que liga a Avenida Paulista à Rua São Carlos do Pinhal, que funciona como um mirante interativo da fachada luminosa do prédio da Fiesp. A travessa, um  espaço interativo-expositivo com 45 metros de extensão abriga uma pista de skate com paineis de LED.

Escrito por CM Gorey

Serviço

Fiesp-Sesi
Endereço Avenida Paulista, 1313

Jardim Paulista, São Paulo

Telefone 3146-7383

Data 4 Nov 2013-28 Nov 2013

Horário de abertura 20h-6h

Site de SP_Urban Digital Festival

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.