Moderna para Sempre: Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú

4 Mar 2014- 9 Mar 2014

Este evento terminou

Em homenagem ao aniversário de 460 anos de São Paulo, em 25 de janeiro, o Itaú Cultural volta sua atenção ao momento em que a cidade em expansão era capturada pelas lentes de visionários do século 20. A data marca a abertura da mostra ‘Moderna para Sempre: Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú’, que exibe pela primeira vez o conjunto completo de 116 imagens com base no movimento fotoclubista brasileiro, iniciado em São Paulo.

Você tem até março para contemplar essas fotos reveladoras, tanto sobre a cidade como sobre a estética modernista aplicada à fotografia, assinadas por artistas célebres como German Lorca, José Yalenti, Paulo Pires, Marcel Giró e muitos outros.

Enquanto a metrópole se expandia em torno desses fotógrafos, eles começaram a desenvolver visões singulares a partir do final dos anos 1930. Focando as transformações arquitetônicas e situações cotidianas através de ângulos inesperados, eles adotavam perspectivas perturbadoras, texturas repetitivas e abstrações geométricas que se tornaram emblemáticas da estética modernista. Que, a propósito, volta a despertar interesse no mundo das belas artes.

Um exemplo é o que aconteceu na feira SP-Arte/ Foto de 2013, quando a galeria Luciana Brito dedicou um estande à fotografia modernista brasileira, com obras de Gaspar Gasparian, Geraldo de Barros e Thomaz Farkas. E agora há a chance de ver uma coleção com obras desses fotógrafos na exposição do Itaú. Além do puro prazer das texturas, formas e contrastes, as imagens também demonstram a importância da paisagem de São Paulo, sempre em transformação, na criação da identidade da fotografia brasileira.

O nascimento do modernismo brasileiro remonta, é claro, à Semana de Arte Moderna de 1922, que aconteceu no Teatro Municipal e marcou a inauguração de uma linguagem experimental em todas as artes, embora ainda não fizesse referência direta à fotografia. Mais tarde, o primeiro fotoclube do país foi fundado na cidade de São Paulo, em 1939, o Foto Cine Clube Bandeirante, que inspirou o movimento de fotoclubismo no país.

Segundo a descrição do curador da mostra, o também fotógrafo Iatã Cannabrava, no material de divulgação, as imagens provenientes do fotoclubismo paulistano representam “a busca por formas e volumes, abstrações e surrealismo, em uma influência evidente da antiga vanguarda europeia”. Essas intenções ficam claras na ilusão óptica de Perspectivas, de Fabio Morais Bassi; na obra sem título de Gunter E. G. Schroeder, com diagonais espelhadas parecidas com flocos de neve; e nas duras imagens de Composição N e Espinhas, de George Radó, que têm a seriedade de um raio-X.

Já a foto Esboço, do catalão exilado Marcel Giró, risca linhas finas como se fossem detalhes de uma obra de Jackson Pollock, escondendo um lago plácido e plantas aquáticas. Outras imagens, como as três fotos de 1960 de Paulo Pires – Estudo Abstrato Nº1, Comporta e Curvas – são estudos intrigantes em movimento, enquanto Construtores, do mesmo autor, mostra silhuetas de operários durante os estágios iniciais da construção do icônico e imenso Edifício Copan, projetado por Oscar Niemeyer.

Mas talvez a visão dos modernistas brasileiros fique mais patente nas 23 obras de José Yalenti. Fotografias como a cintilante Fonte 9 de Julho e a assombrosa Paralelas e Diagonais carregam ressonâncias da escola alemã de arquitetura e design Bauhaus e de obras como as do multiartista húngaro László Moholy-Nagy. A exposição inclui ainda algumas aquisições recentes, como os trabalhos de Lorca, Yalenti e Pires, como um tributo merecido a São Paulo, que Cannabrava chama, merecidamente, de “um dos palcos mais importantes do modernismo”.

Escrito por CM Gorey

Serviço

Itaú Cultural


Endereço Avenida Paulista, 149

Jardim Paulista, São Paulo

Estações próximas Metrô 2, Brigadeiro

Telefone (11) 2168 1700

Site de Itaú Cultural

Data 4 Mar 2014- 9 Mar 2014

Horário de abertura Ter. a sex., 9h-20h; sáb., dom. e feriados, 11h-20h.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.