Espírito da África - Os Reis Africanos

29 Jul 2014- 3 Ago 2014

Alfred Weidinger
Fon Ndofoa Zofoa III, Rei de Babungo

Este evento terminou

No ano em que comemora seus dez anos de fundação, o Museu Afro Brasil apresenta a exposição do fotógrafo Alfred Weidinger, composta por retratos de reis e chefes contemporâneos de diversas partes do continente africano, criando um diálogo com as obras do acervo do museu.

Ótimos exemplos disso são as estatuetas dos Camarões cobertas por miçangas, presentes na mostra podem ser relacionadas às insígnias de poder (do mesmo material) que acompanham o rei de Babungo, dos Camarões, fotografado por Weidinger. Outro caso interessante é com o guarda-sol multicolorido dos povos fon do Benin, com símbolos de poder bordados, que também pode ser visto em um retrato do rei de Dassa, do mesmo país.

“A exposição do fotógrafo austríaco Alfred Weidinger tem um grande significado para a história e a memória ancestral, já que esses líderes tribais não têm mais poder político, mas na sua essência decorativa são conselheiros, lembrando a memória de uma África perversamente desfeita pelas novas divisões territoriais, que uniram diferentes etnias”, afirma o curador da exposição, Emanoel Araujo.

Serviço

Museu Afro Brasil


Endereço Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 3 Parque do Ibirapuera

Ibirapuera, São Paulo

Site de Museu Afro Brasil

Data 29 Jul 2014- 3 Ago 2014

Horário de abertura Ter. a dom., 10h-17h.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.