Time Out São Paulo

Song Dong

Este evento terminou

Song Dong

Data 07 Set 2014-11 Set 2014

Horário de abertura Ter. a sex., 11h-19h; sáb., 11h-18h.

Rua Barra Funda, 216, Barra Funda

Telefone (11) 3666-6489

Estações próximas
Metrô 3, Marechal Deodoro

'Regenerate' é a primeira exposição individual no Brasil do artista chinês Song Dong. Sob curadoria de Sarina Tang, o título remete às instalações que o artista desenvolve a partir de materiais descartados. Em chinês (重生), a palavra possui sentido de dupla vida e renascimento.

Suas instalações, compostas por móveis, portas e janelas de demolição, carregam simbolicamente a biografia do artista cujo passado é marcado pelas privações econômicas e tensões psicológicas que ele experienciou com sua família durante a Revolução Cultural de Mao Tse Tung entre 1966 e 1976. O trabalho de Song Dong possui um discurso contemporâneo significativo no que diz respeito à renovação urbana e sustentabilidade ao “regenerar” materiais desprezados em uma nova estética.

Em sua primeira exposição na cidade, o artista busca traçar um paralelo entre Brasil e China. Serão apresentadas fotografias do anos 1990, vídeos realizados ao longo de duas décadas, uma grande e inédita instalação - composta de materiais de demolição adquiridos em diferentes estados do Brasil e que dialogam com os comumente encontrados em Pequim - e também desenhos criados em São Paulo. 

Nascido em Pequim, China, 1966 onde vive e trabalha, Song Dong se formou como pintor mas ganhou grande destaque dentro da comunidade de arte performática de vanguarda e acabou se tornando uma figura importante da arte contemporânea na progressão da arte conceitual chinesa. Song se graduou no departamento de artes plásticas da Capital Normal University de Pequim, em 1989. Ele tem participado das principais mostras de arte do mundo como a 5th Moscow Biennale of Contemporary Art, em 2013; Documenta 13, em 2012 e a 54th Venice Biennale, em 2011. Sua obra varia de performance e vídeo à fotografia e escultura.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus