Time Out São Paulo

Singularidades/Anotações

Este evento terminou

Singularidades/Anotações

Data 21 Out 2014-26 Out 2014

Horário de abertura Ter. a sex., 9h-20h; sáb., dom. e feriados, 11h-20h.

Avenida Paulista, 149, Jardim Paulista

Telefone (11) 2168 1700

Estações próximas
Metrô 2, Brigadeiro

A mostra traz um recorte sobre o legado construído pelos selecionados do edital do Rumos Itaú Cultural, programa de fomento, difusão e mapeamento da arte e culturas brasileiras. São pinturas, gravuras, fotografias, instalações, vídeos, performance e obras interativas que ocupam os três andares do espaço expositivo. No total, somam mais de 60 trabalhos de 35 artistas, entre os contemplados desde 1998 nos editais de Artes Visuais, Arte e Tecnologia, Transmídia e Novas Mídias até 2013. 

No conjunto, os trabalhos têm origem em todas as regiões do Brasil e apontam as possibilidades e obstáculos de falar sobre uma pretendida brasilidade da arte, com todas as suas coerências e incongruências. 

Algumas das obras de 'Singularidades/Anotações' são inéditas, como '50% Off (kichute // öus // vert // bamba // rainha // topper // pony // converse // all star // vans // tiger // adidas // puma // kustom // superga // new balance // nike)', de Laerte Ramos. Ele é um dos selecionados na edição Rumos Artes Visuais 2008/2009, e cuja plataforma de trabalho é o vídeo, a instalação e a performance urbana, a cerâmica e a gravura.

Outra artista que apresenta um de seus trabalhos pela primeira vez é a fotógrafa Sofia Borges: 'Theater, or Cave e Theater, or Eye'. Fascinada por lugares onde o conhecimento da história natural é organizado, como os museus, ela sai pelo mundo fotografando detalhes destes acervos aproximando tanto a sua lente do detalhe que a imagem se perde do original e ganha novo significado.

Obras como a da paraense Berna Reale – MMXIII, com o registro fotográfico de uma de suas performances–, registram um desenvolvimento a partir dos trabalhos selecionados originalmente. Outras são apresentadas com o mesmo projeto selecionado no seu respectivo edital. Entre elas, 'Autoridade', de Caio Reisewitz, cujas fotos mesclam realidade com subjetividade; 'Sino', de Marcius Galan, cujas instalações, esculturas, fotografias, vídeos exploram os limites da capacidade de percepção do espaço e dos objetos, e 'Desertesejo', do artista multimidia Gilbertto Prado, coordenador do Grupo Poéticas Digitais e professor da ECA/USP.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus