31ª Bienal de São Paulo

2 Dez 2014- 7 Dez 2014

Divulgação
'El Dorado'
Obra 'El Dorado', de Danica Dakic

Este evento terminou

Com o tema 'Como Falar de Coisas que Não Existem', a Bienal de São Paulo chega a sua 31ª edição trazendo 81 projetos artísticos de autoria coletiva ou individual, envolvendo mais de 100 participantes e cerca de 250 obras. Entre os artistas expostos estão Asger Jorn, Teresa Lanceta, Romy Pocztaruk, Sheela Gowda, Bik Van der Pol, Walid Raad, Nurit Sharett, Lia Perjovschi , Mark Lewis, Marta Neve, Qiu Zhijie, Agnieszka Piksa, Ana Lira, Graziela Kunsch, Gülsün Karamustafa, Danica Dakic, entre outros.

A 31ª Bienal aborda a condição contemporânea e como projetos artísticos podem criar e acionar histórias, indivíduos e comunidades. Mais da metade dos projetos foram realizados especificamente para esta Bienal, muitos por artistas internacionais que apresentaram trabalho em resposta a uma residência na cidade e à oportunidade de viagens adicionais pelo Brasil. O uso da palavra “projeto” visa criar uma distância da ideia tradicional de uma obra autônoma realizada no ateliê por um artista. Ao empregar essa palavra, além de estimular o trabalho processual e colaborativo, é possível introduzir uma gama mais ampla de práticas culturais contemporâneas e incluir pessoas que trabalham em outras disciplinas, como pedagogos, sociólogos, arquitetos e performers.

Talvez a melhor maneira para entender a situação corrente do evento é pensá-lo como uma jornada. O caminho que a equipe da Bienal seguiu percorre ruas, pátios e becos sem saída bem trilhados e envolve algumas bagagens perdidas e encontradas, bem como muitas ideias novas surgidas no percurso. Todos os projetos são montados no pavilhão da Bienal em uma série de densidades, algumas intensas, outras descontraídas, que contam histórias sobre coisas que não existem. Provavelmente muitas pessoas ocuparão o espaço e talvez apropriadamente criarão imagens de corpos juntos, amontoados, orgulhosos, abraçando-se ou agarrando-se, completando assim a jornada. 

Confira a programação completa da 31ª Bienal de São Paulo no site 31bienal.org.br.

Serviço

Pavilhão da Bienal


Endereço Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 3

Parque do Ibirapuera, São Paulo

Telefone (11) 5576 7600

Site de Pavilhão da Bienal

Data 2 Dez 2014- 7 Dez 2014

Horário de abertura Ter., qui., sáb., dom. e fer., 9h-19h (entrada até 18h); qua. e sex., 9h-22h (entrada até 21h).

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.