Sentido Figurado

Divulgação
Obhra da série 'Florais Rajados', de f. marquespenteado

A mostra de f. marquespenteado inaugura o novo espaço d'A CASA museu do objeto brasileiro, agora com sede definitiva, situada na Av. Pedroso de Morais. Na exposição individual especialmente concebida para a ocasião, o artista paulistano exibe quatro séries de trabalhos inéditos, realizados a partir de deslocamentos, interferências em bordado à mão ou à máquina sobre móveis, diferentes tipos de objetos decorativos domésticos e tecidos, além de uma miríade de elementos de um ateliê de costura.

'Esculturas Reticuladas' é o nome da série de oito composições de caráter escultórico onde o artista faz uso do potencial simbólico e representativo de objetos como livros, figuras kitsch de cerâmica, flores artificiais e garrafas, buscando evocar colisões de sentido e provocar prosopopéias. Já 'Mandalas Disfuncionais' é montada sobre teares manuais inventados e cestinhos plásticos de pão, onde f. marquespenteado usa diversas técnicas de bordado manual, além de materiais como canutilhos e passamanarias, para criar imagens descentralizadas e repetidas irregularmente dentro da série.

Lenços femininos antigos, daqueles ainda impressos manualmente, são o ponto de partida para a constituição de 'Florais Rajados'. Nessa série de colagem têxtil, a plasticidade das estampas dos lenços é ressuscitada e ampliada quando o artista os recorta e recompõe sobre feltro industrial, cravando-os com um delicado bordado rajado ou sementinha, feito de linhas lançadas em diversas direções.

'Arranjos Premiados' é um comentário crítico do artista ao destino do plástico como matéria-prima a ser respeitada e beneficiada e também à grande a oferta de concursos, de competições e prêmios no quotidiano. Assim, ele cria um conjunto de sete arranjos de flores artificiais às quais sobrepõe um bordado. Cada um desses arranjos é montado em formas esculpidas ou em cestos de vime, apresentando seu respectivo prêmio ou flâmula de condecoração.

Serviço

A CASA museu do objeto brasileiro
Endereço Avenida Pedroso de Morais, 1216

Pinheiros, São Paulo

Telefone 3814-9711

Horário de abertura Ter. a sex., 10h-19h; sáb. e dom., 10h-18h.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.