Time Out São Paulo

Alma Brasileira – 100 anos de Gravura

Este evento terminou

Alma Brasileira – 100 anos de Gravura

Data 25 Nov 2014-30 Nov 2014

Horário de abertura Ter. a dom., 9h-19h.

Praça da Sé, 111 ,

Telefone (11) 3321 4400

Estações próximas
Metrô Sé

Com uma seleção de 118 obras de 41 artistas, a mostra traça um panorama conciso dos últimos 100 anos da gravura brasileira a partir do acervo de mais de cinco mil obras da coleção do Museu de Gravura da Cidade de Curitiba, que celebra seus 25 anos de fundação.

Ao todo estão reunidos 41 artistas brasileiros, de diferentes gerações, que revelam ao longo das décadas os desdobramentos possíveis para a prática e o pensamento da gravura. Nomes como Carlos Oswald, Gilvan Samico, Oswaldo Goeldi, Fayga Ostrower, Anna Letycia e Marcelo Grassmann apresentam obras dedicadas à pesquisa da prática da gravura em suas diferentes modalidades: xilogravura, litografia, gravura em metal e serigrafia.

Já artistas como Iberê Camargo, Lygia Pape, Carlos Zilio, Waltercio Caldas e Anna Bella Geiger revelam uma produção em gravura de artistas que não são reconhecidos como gravadores por excelência, mas que em diferentes momentos se apropriaram dessa linguagem em suas produções.

Completam a exposição trabalhos de artistas como Daniel Senise, Jac Leirner, Alex Cerveny, Eliane Prolik, Laura Miranda e Cildo Meireles, que expandem, intencionalmente ou não, a noção clássica de gravura, usando radiografias, superfícies perfuradas, objetos molhados e carimbos. Aliás, a mostra conta ainda com a exibição de 43 carimbos de 1 a 6 cm dos artistas Ana Gonzalez, Rossana Guimarães, Luciano Mariussi, Denise Roman, Cristiane Silveira, dispostos na Galeria D. Pedro II da Caixa Cultural.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus