Time Out São Paulo

Exposição Alberto Breccia

Este evento terminou

Exposição Alberto Breccia

Data 20 Out 2014-22 Out 2014

Horário de abertura Seg. a sex., 9h-21h; sáb., 9h-12h.

Panamericana Escola de Arte e Design
Av. Angélica, 1900, Higienópolis

Telefone 3887-4200

Os fãs de quadrinhos, desenhos e arte terão a oportunidade de conferir de perto a genialidade de Alberto Breccia. A exposição traz mais de 70 obras, entre originais e tiragens, que apresentam uma parte do trabalho do desenhista que revolucionou a forma de se fazer HQs. As ilustrações presentes na mostra fazem parte do acervo permanente da Panamericana Escola de Arte e Design e foram doadas pelo próprio artista, que lecionou, em 1955, na Escuela Panamerinaca de Artes, em Buenos Aires.

Nascido no Uruguai em 1919, Alberto Breccia se mudou para Argentina com apenas três anos de idade. Lá, começou a ganhar reconhecimento graças ao seu estilo particular, que prima pelo jogo de contraste, luz, sombra, composições, textura e elementos tratados de forma minimalista para ajudar a criar tensão e certo mistério em suas histórias. Ele se destacou também pela forma como representava a passagem do tempo, através da repetição de quadrinhos, e pelo uso de aproximações de enquadramento, elipses e espaços positivos para sugerir movimento ao desenho. Tanto que Frank Miller, o consagrado desenhista americano, considera que as HQs são divididas antes e depois de Breccia.

O público que visitar a exposição poderá conferir, por exemplo, quadrinhos da obra 'O Coração Delator', inspirada em um relato do escritor Edgar Allan Poe, no qual se destacam expressões exatas e mínimas para garantir a descrição necessária aos personagens. A série 'Buscavidas', com 13 histórias expressionistas, que retratam a miséria humana, também estarão presentes na mostra, assim como as sagas 'Sherlock Time', 'Mort Cinder' e 'Perramus', série de quatro grandes histórias, criadas ao longo de 10 anos, que retrata a América Latina, em especial a Argentina, durante o período da ditadura.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus