Time Out São Paulo

Abrakadabra

Este evento terminou

Abrakadabra

Data 19 Jan 2015-24 Jan 2015

Horário de abertura Seg. a sex., 10h-19h; sáb., 11h-17h.

Galeria Jaqueline Martins
R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 74, Pinheiros

Telefone 2628-1943

A exposição coletiva traz trabalhos que abordam a dimensão mágica do som. A mostra, com curadoria de Claudia Rodriguez Ponga, inclui obras dos artistas brasileiros Mario Ramiro, Bruno Palazzo e Raquel Stolf, além de artistas estrangeiros como Fina Miralles, Marisa Pons, Kina Marull, Loreto Martinez Troncoso, Stuart Brisley e Milan Grygar.

Partindo da origem babilônica do termo "abracadabra", utilizado até hoje em shows de mágica, a exposição propõe questionar a relação entre som e magia, dos cantos de sereia às ondas radiofônicas. O som viaja pelo ar e identifica-se com este elemento e com sua imaterialidade, relacionada, na mitologia e em outras formas narrativas, à comunicação com o além, e ao que está, portanto, além da razão.

A exposição reúne artistas com uma produção vinculada ao som entendido como assombração, manifestação sobrenatural ou, ainda, como forma de linguagem não convencional. Não visa abordar a arte sonora de forma geral, embora inclua figuras históricas representantes dessa expressão artística como o tcheco Milan Grygar e jovens artistas com produção exclusivamente voltada para som. Entre eles temos Bruno Palazzo e a “assobiatriz" Marisa Pons, enquanto Mario Ramiro e Raquel Stolf, cuja produção artística é focada, em grande parte, em pesquisas sonoras, se enquadram como especialistas na relação entre som e fantasmagoria. Outros artistas da mostra se enquadram na temática com pesquisas em performance, como o renomado artista inglês Stuart Brisley e a artista conceitual espanhola Fina Miralles.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus