Time Out São Paulo

Hans Hartung - Oficina do Gesto

Este evento terminou

Hans Hartung - Oficina do Gesto

Data 07 Jan 2015-12 Jan 2015

Horário de abertura Quar. a seg., 9h-21h.

Rua Álvares Penteado, 112, Centro

Telefone (11) 3113 3651

Estações próximas
1, Sé

A mostra é uma retrospectiva de um dos maiores nomes da arte abstrata do século XX, Hans Hartung (1904-1989). A exposição traz 162 trabalhos do artista, revelando ao público brasileiro a admirável trajetória artística do pintor e gravurista franco-alemão.

A obra de Hans Hartung é marcada por traços decididos, cores vivas e, sobretudo, gestos marcantes – mais planejados no início de sua carreira, mais espontâneos ao final. Iniciada nos anos 1920, quando realiza sua primeira exposição, interrompida pela Segunda Guerra Mundial, em que lutou pela Legião Estrangeira francesa, retomada após o fim dos conflitos e radicalizada até as décadas finais de sua vida, a produção artística de Hartung combina algumas tendências diferentes e muitos métodos de produzir arte.

Pela primeira vez na América Latina, o artista ganha uma grande exposição. Ao todo, 64 estampas, 29 pinturas sobre cartão, 26 telas de grandes dimensões, 28 obras em papel e 15 aquarelas encontrarão o público brasileiro nos quatro andares e no subsolo do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo. Somam 162 trabalhos, que percorrem toda a trajetória do artista, de 1921 a 1989.

“Hartung foi um experimentador permanente. Afirmava que o tempo era um dos elementos constitutivos de sua obra – o tempo de executá-la, o tempo que o espectador dispendia para absorvê-la, as pausas, as acelerações”, afirma o organizador da mostra, Fabio Scrugli.

A produção do pós-guerra é que torna sua obra mais conhecida e celebrada. Nesse período, especialmente, seu nome é associado ao tachismo. A palavra tache, em francês, significa mancha. O movimento é o equivalente europeu ao expressionismo abstrato norte-americano. Outra forma de se referir a seu trabalho é classificá-la como “abstracionismo lírico” ou “abstração informal”.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus