Time Out São Paulo

Ron Mueck

Este evento terminou

Ron Mueck

Preço de R$ 3 até R$ 6. Sábados e quintas (após 17h) o ingresso é gratuito.

Data 17 Fev 2015-22 Fev 2015

Horário de abertura Ter. a dom., 10h-17h30; qui., 10h-22h.

Praça da Luz, 2, Bom Retiro

Telefone (11) 3324-1000

Estações próximas
1, Luz

Depois de uma temporada de muito sucesso no Rio de Janeiro, a exposição com as esculturas hiperrealistas artista australiano chega a São Paulo. Ron Mueck se inscreve na tradição escultórica de representação da figura humana. Os temas, materiais e técnicas utilizados fazem dele um autor original, inovador e contemporâneo. Suas esculturas cativam pela mudança nas dimensões de escala e realismo dos personagens, cujos gestos sutilmente expressam situações cheias de vida e mistério.

O detalhe de suas figuras humanas é meticuloso, com mudanças surpreendentes de escala que estão longe do realismo acadêmico, hiperrealismo ou da pop art. As obras de Mueck não descrevem pessoas reais ou situações, mas a obsessão com a verdade falada de um artista que busca a perfeição e é extremamente sensível com a forma e a matéria.

Empurrando a verossimilidade ao limite, Mueck cria obras secretas, meditativas e fascinantes. Uma mãe com seu filho, casais jovens ou adultos que variam entre estados de tensão e calma e um homem nu em um barco à deriva, são algumas das imagens que fazem parte da mostra. Obras que encerram uma interioridade vital e profunda, capazes ao mesmo tempo de expressar a perfeição técnica do artista e sua obsessão com a verdade.

Mueck utiliza materiais como resina, fibra de vidro, silicone e acrílico para reproduzir fielmente cada detalhe da anatomia humana e construir esculturas que tematizam pinturas de vida e morte. Suas obras evocam uma espécie de realismo que é ao mesmo tempo íntimo e monumental. Em diferentes escalas, o artista amplia ou reduz muito o tamanho dos corpos para criar situações que movimentam o espectador.

Dentre as obras apresentadas, 'Still Life' (Natureza morta, 2009) faz parte da tradição clássica do gênero, 'Woman with sticks' (Mulher com galhos, 2008) se inclina para trás em um feixe de lenha e nos lembra contos de bruxas. 'Drift' (A deriva, 2009) e 'Youth' (Juventude, 2009) parecem inspirados por manchetes, mas também evocam obras passadas. Outras esculturas de Ron Mueck, como o grande auto-retrato adormecido 'Mask II' (Máscara II, 2002), chocam os sonhos em realidade.

*Em janeiro de 2015 a exposição teve seu horário extendido. Às quintas fica aberta até as 22h e nos demais dias até as 22h. No domingo, dia 25, aniversário da cidade, a entrada será gratuita e food trucks ocuparão o estacionamento do museu.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus