Tomie Ohtake 100-101

2 Jun 2015- 7 Jun 2015

Divulgação

Este evento terminou

Após o falecimento de Tomie Ohtake, ocorrido dia 12 de fevereiro, o Instituto que leva seu nome realiza uma exposição com suas pinturas recentes. Com curadoria de Paulo Miyada, a exposição apresenta cerca de 30 pinturas, em sua maioria, monocromáticas, iniciadas por uma série branca, seguida pela as de cores.

"Essas telas arriscam reduzir drasticamente a variação cromática, exibindo em grande parte monocromos brancos, vermelhos, azuis e amarelos em que linhas e formas se delineiam por relevos e aglomerados de tinta dispostos de forma irregular", diz Miyada. Ainda segundo o curador, essas obras, especialmente gestuais, contam com a projeção de sombras sutis e a interpretação do olho do espectador para se conformarem.

Para dimensionar a produção da artista, a mostra traz também esculturas em metal em que o gesto manual do processo - Tomie fazia seus estudos com arames -, evidencia-se pelas curvas e torções. Em homenagem à pintora, escultora e gravadora, completam a exposição textos e cerca de sete depoimentos em vídeo inéditos (gravados após 12 fevereiro de 2015) de críticos e artistas, como Carmela Gross, Leda Catunda, Jac Leirner, Miguel Chaia, entre outros.

Serviço

Instituto Tomie Ohtake


Endereço Av. Faria Lima, 201

Pinheiros, São Paulo

Telefone (11) 2245-1900

Site de Instituto Tomie Ohtake

Data 2 Jun 2015- 7 Jun 2015

Horário de abertura Ter. a dom., 11h-20h.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.