Ponto de Vista – Coleção Rico Lins de Cartazes Contemporâneos

14 Jul 2015-19 Jul 2015

Divulgação
Cartaz de Pierre Mendell

Este evento terminou

A mostra, que conta com obras de autores consagrados, é o resultado de um minucioso trabalho iniciado em 1979 quando o designer Rico Lins, fundador do +Studio, entrou em contato com o cartazismo. Nos últimos 30 anos, o mundo passou por inúmeros conflitos e problemas socioambientais, que foram ao longo deste tempo representados em cartazes e continuam atuais.

Algumas dessas peças podem ser vistas nesta exposição como a obra 'Boicote total. Naufrágio do Erika', de 1992, do francês Alain Le Quernec. Criada há mais de uma década, a peça é extremamente atual por retratar o naufrágio do navio-tanque Erika, na costa francesa. O acidente causou um impacto ambiental para a região nos mesmos moldes que o incêndio dos tanques da Ultracargo, em Santos, colocou em risco a segurança das comunidades próximas, bem como provocou a mortandade de peixes, com prejuízos ambientais.

Também é destaque da mostra, o trabalho do extinto coletivo francês Grapus, formado pelos artistas Pierre Bernard, Gérard Paris-Clavel, Alex Jordan e Jean-Paul Bachollet, que divulgam causas sociais por meio de seus trabalhos como a peça Money Word, de 1989.

Enriquecendo ainda mais a mostra está o austríaco Stefan Sagmeister com o cartaz 'Exposição Les Silos', de 2004. Considerado um dos designers gráficos mais conhecidos da atualidade, Sagmeister, projetou marcas, cartazes e embalagens para diversos clientes como a banda The Rolling Stones, a rede de televisão HBO, o Guggenheim Museum e a Time Warner, além de ter sido ganhador, em 2005, do Grammy pela direção de arte do álbum Once in a Life Time, do grupo Talking Heads. Ele também participou do Festival Internacional do cartaz e do grafismo de Chaumont, em 2004, um dos mais importantes eventos internacionais de cartazismo, com várias peças.

Em sua maioria, as peças que compõe a exposição são de artistas com presença marcante na AGI (Alliance Graphique Internationalle), vários dos quais estiveram no Brasil para o AGI-Open, que aconteceu no Auditório do Ibirapuera, em 2014. Esse evento, contou com centenas de designers, entre eles, Stephan Bundi, Niklaus Troxler, Melk Imboden, Change is Good, R2, Henning Wagenbreth, Thonik, Max Kisman e Cyan.

De acordo com Rico Lins, embora pareça uma mostra complexa e com artistas complexos, esta não é uma exposição para ‘iniciados’, mas sim para introduzir leigos à cultura dos cartazes. “Essa coleção do cartazismo contemporâneo se formou aos poucos por meio de trocas, presentes e algumas poucas aquisições. Posso dizer que, se a variedade é uma tônica da exposição, a intenção não é traçar um panorama a ser observado, mas sim experimentado”, explica Lins.

Serviço

Museu da Caixa Cultural


Endereço Praça da Sé, 111

Sé, São Paulo

Estações próximas Metrô Sé

Telefone (11) 3321 4400

Site de Museu da Caixa Cultural

Data 14 Jul 2015-19 Jul 2015

Horário de abertura Ter. a dom., 9h-19h.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.