Time Out São Paulo

Invento - As Revoluções que nos Inventaram

Este evento terminou

Invento - As Revoluções que nos Inventaram

Data 29 Ago 2015-04 Ago 2015

Horário de abertura Ter. a dom., 9h-17h.

Rua Pedro Álvares Cabral s/n, Parque do Ibirapuera

Telefone (11) 3078 5988

Até 1882, passar roupa era uma tarefa que exigia enorme esforço físico, envolvia o contato com fuligem e não eram raras as queimaduras na pele. Criado pelo norte-americano Henry Seeley, o ferro elétrico teve um impacto tão representativo na sociedade que em 1935, quando os eletrodomésticos já eram populares nos Estados Unidos, a criação foi considerada a mais essencial pelas donas de casa do país, superando aparelhos revolucionários, como geladeira e máquina de lavar.

Também do final do século XIX, a lâmpada incandescente de Thomas Edison reinou absoluta na iluminação pública e doméstica por décadas. Com o surgimento de modelos mais eficientes, esta velha conhecida vem sumindo do mercado. Desde 2013, bulbos acima de 100W não são fabricados no Brasil e no último dia 1º julho, também foram proibidas a venda e a produção dos de 60W.

Para contar estas e muitas outras histórias de invenções desenvolvidas nos últimos 150 anos, os curadores Marcello Dantas e Agnaldo Farias selecionaram aproximadamente 35 obras de cerca de 30 artistas contemporâneos mundiais que interpretaram algumas destas grandes criações, que mudaram a história do mundo e a vida do homem.

"Ao incorporar as invenções em suas obras, os artistas em geral pensam em desfuncionalizá-las, afastá-las de sua função original para lhes oferecer uma reencarnação de seu sentido social. A verdade da arte não é a mesma da história. As máquinas servem – a arte não está a serviço. Ao inventar coisas, de fato, inventamo-nos”, afirma Marcello Dantas.

O poder de transformação de inventos como o rádio, o elevador, a máquina de escrever e o carro, é sempre o fio condutor da exposição. Multidisciplinar e interativa, ela terá conteúdos exclusivos sobre a importância histórica de cada criação, além de um catálogo com todo o material da mostra e texto assinado pelo historiador americano Joshua Decter.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus