Terra

21 Set 2015-26 Set 2015

Divulgação

Este evento terminou

Com curadoria de Gabriel Bogossian, A exposição individual de Gui Mohallem apresenta três vídeos, 16 fotografias e uma escultura que ocupa todo o centro da galeria Emma Thomas, escala inédita em seu trabalho. Em seus trabalhos anteriores – 'Welcome Home' e 'Tcharafna' –, Gui Mohallem fotografou lugares distantes de seu dia-a-dia, como um santuário pagão nos Estados Unidos ou o Líbano, país de origem de sua família. Já em 'Terra', o artista explora um contexto mais filosófico.

O título da exposição faz referência aos dois sentidos da palavra “terra”, que pode significar tanto o planeta quanto o chão, o lugar de nascença e de pertencimento. Nesta mostra, o artista busca trazer ao público a experiência da natureza que apequena e abarca, simultaneamente, e de forma arrebatadora. E é o que fica claro com as dimensões da escultura que ocupa o vão central do espaço expositivo.

“Essa peça é continuidade de uma pesquisa com objetos que iniciei em 2013 e que teve como ponto alto um cubo de parafina vermelha que apresentei em uma exposição no Rio. Agora, estou investigando novos materiais e refletindo sobre essa forma em uma escala maior”, conta Mohallem.

“Ao primeiro olhar, a exposição ‘Terra’ trata somente de paisagens: amplos panoramas, cidades, montanhas, florestas. A calma que prevalece em todas as imagens, contudo, não deixa de evocar uma ameaça de que algo oculto ressurja e que a tempestade (ou o céu, como dizem os Yanomami) desabe sobre nossas cabeças. São paisagens, portanto, que vêm de uma crise do território, ao mesmo tempo pessoal e política; fragmentos da busca pelos nossos lugares – de origem, de destino –, que insistentemente perseguimos”, diz Gabriel Bogossian.

Serviço

Galeria Emma Thomas


Endereço R. Estados Unidos, 2.205

Jardim Paulista, São Paulo

Telefone 3063-2149

Site de Galeria Emma Thomas

Data 21 Set 2015-26 Set 2015

Horário de abertura Seg. a sex., 11h-19h; sáb., 11h-17h.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.