MADE – Mercado Arte Design

12 Ago 2015-16 Ago 2015

Divulgação
A instalação 'Atração', da Electrolux

Este evento terminou

Em sua 3ª edição, o evento reúne em um só endereço galerias de design, trabalhos de jovens designers, instalações, exposições e uma agenda diária que promove diálogos sobre design com a participação de grandes nomes do segmento. “A terceira edição do MADE trará uma vivência genuína do universo do design, fomentando um cenário rico em ativações, atrações e ideias para todos os públicos interessados no tema. O evento ajudou a amadurecer o segmento no Brasil e estamos colhendo os frutos de um interesse cada vez maior pelo design”, adianta Waldick Jatobá, curador e idealizador do evento.

Entre as galerias participantes, estão confirmadas a Artemobilia Galeria, Mula Preta Design, Warm São Paulo, Renome Galeria, Alê Jordão, A Lot Of, Studio Pedrazzi, e a Passado Composto Século XX, que participa desde a primeira edição do evento.

Nomes consagrados brasileiros como Mauricio Arruda + Lurca, Inês Schertel, Carol Gay, Outra Oficina: Leo Capote + Marcelo Stefanovicz, Bottletop (Inglaterra) e Femke van Gemert (Holanda) estarão ao lado de outros 30 jovens designers, que apresentarão peças inéditas, criadas especialmente para esta edição do evento.

O MADE também traz instalações interativas para envolver o público. Marcelo Rosenbaum, homenageado nesta edição como Designer do Ano, assina uma delas. O Cumulus, coletivo alemão de jovens designers da Academia Royal de Berlim, traz uma instalação que recria uma nuvem suspensa na altura das árvores, um espaço de calma onde é possível sentar, deitar e vivenciar o ambiente de forma lúdica. Eles estão entre os destaques internacionais, ao lado de exposições sobre design holandês, dinamarquês, belga e português.

A programação também será dedicada a nomes brasileiros que marcaram a história, como Lina Bo Bardi, que é tema de uma exposição com cerca de 15 peças que serão leiloadas ao longo do evento, no modelo leilão de parede que se define pela ausência da figura do leiloeiro. Nessa modalidade, o interessado registra sua oferta diretamente na parede, ao lado da obra.

Os irmãos Campana mostram sua nova linha, 'Estrela', criada em parceria com a empresa brasileira A Lot Of Brasil, do premiado designer Pedro Franco. Inspirada em uma estrela-do-mar, a série de móveis é produzida de forma industrial e composta por cadeira, poltrona, mesa de centro, mesa lateral, sofá e luminária. O set design do lounge é ainda assinado pelo designer de interiores Leo di Caprio.

O Clube de Colecionadores de Design do MAM também participa com uma exposição para fomentar o colecionismo e incentivar a produção artística brasileira. Em 2015, sob curadoria de Marcelo Rosenbaum, foram escolhidas cinco peças de cinco designers brasileiros: Alfio Lisi, Mauricio Arruda, Neute Chvaicer, Paulo Alves e Rodrigo Ambrósio. O time fez uma imersão em Várzea Queimada, no sertão do Piauí, para trocar experiências e conhecimentos. Deste trabalho foram criadas em tiragem de 100 exemplares somente, as quais são entregues aos sócios do clube ao longo do ano, com certificado de autenticidade.

Os talks ou “Diálogos sobre Design” acontecerão de quarta a sexta, todas realizadas em inglês com número limitado de vagas. A palestra de abertura será realizada pelo designer do ano, Marcelo Rosenbaum, no dia 12, na qual ele compartilhará com o público o conceito de seu trabalho, com recorte dos valores de conexão, identidade cultural, cultura popular, memória e inclusão, temas que lhe renderam reconhecimento internacional.

Já a italiana Giovanna Castiglioni abordará obras de seu pai, Achille Castiglioni, um dos mais importantes designers de sua geração, responsável por peças icônicas feitas com materiais do cotidiano.

Tomas Alvim fará um “talk" sobre o legado indígena no design brasileiro, e o tema será complementado pela exposição de uma rara coleção composta por dez bancos indígenas que datam de cem anos atrás até os dias de hoje, com cenografia do Grupo (in)vasão. Essas peças, inéditas no país, serão apresentadas como esculturas funcionais que apresentam um belo senso de proporção, ritmo e movimento da legítima cultura brasileira.

Confira a programação completa no site mercadodeartedesign.com.

Serviço

Jockey Club de São Paulo
Endereço Avenida Lineu de Paula Machado, 1.173

Cidade Jardim, São Paulo

Preço de R$ 10 até R$ 20

Data 12 Ago 2015-16 Ago 2015

Horário de abertura Qua. a sex., 13h-21h; sáb., 12h-21h; dom., 12h-20h.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.