Chen Kong

27 Ago 2015-27 Set 2015

Divulgação
'Pássaro', obra do artista chinês Chen Kong

Este evento terminou

Com um pedaço de papel e tinta de carvão diluída em água, um hábil pintor leva alguns minutos para concluir uma obra, com efeitos de profundidade, luz e sombra. Essas são características do sumiê, considerada uma técnica milenar chinesa de uma pintura incorporada e modificada pelos japoneses há pelo menos a dez mil anos e que abrange uma enorme variedade de estilos. O público pode apreciar essa arte de perto na Praça Victor Civita, que recebe a exposição 'Pinturas e Sumiês de Fang', do artista Chen Kong Fang.

Nascido em Tung Cheng, província de An Huí, na China, em 1931, Fang iniciou os estudos de arte aos 11 anos de idade com Chang Zen Tseng, um pintor que residia e trabalhava na zona rural da cidade. O então adolescente caminhava quatro quilômetros, dia sim, dia não, para frequentar as aulas do mestre. Com ele aprendeu as técnicas da aquarela e do sumiê.

Fang emigrou para o Brasil em 1951, onde desenvolveu sua carreira artística. Segundo o crítico de arte Theon Spanudis, “Fang trouxe para a arte brasileira e de todo o mundo, no mais alto nível estético da pintura moderna, a espiritualidade dessa cultura antiquíssima, deste país vasto e remoto que é a China milenar. Uma bela e valiosa contribuição para a cultura global do futuro”.

A curadoria da mostra é de Enock Sacramento, que era amigo próximo do artista. Para ele “Fang é um pintor precioso, que a China, o mais importante mercado de arte do mundo, carece descobrir nesta terra brasilis”.

Tags: 

Serviço

Praça Victor Civita
Endereço Rua Sumidouro, 580

Pinheiros, São Paulo

Estações próximas Pinheiros

Data 27 Ago 2015-27 Set 2015

Horário de abertura 8h-18h.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.