Universo de Tarsila

27 Ago 2015-27 Set 2015

Divulgação
'Manteau Rouge' (1923), auto-retrato de Tarsila do Amaral

Este evento terminou

A exposição traz cerca de 30 itens entre réplicas de obras e objetos especiais especialmente cedidos pela família da artista. Com curadoria de Tarsilinha do Amaral, a mostra é constituída por nove estações, seis delas sensoriais –  com obras em pranchas táteis, textos em braile e vídeo com legenda em Libras (língua brasileira de sinais) –, possibilitando a interação do público com obras da artista, e três estações cenográficas, que apresentam o universo pessoal de Tarsila. “terá ainda uma parede sensorial inclusiva.

Durante este período, o seu Atelier da rua Barão de Piracicaba da então São Paulo dos anos 1920 se transfere para o Vão Central do Pátio Higienópolis, em cenário que reproduz a atmosfera da época e abriga objetos pessoais originais, como sua cadeira para pintura, seus pincéis, uma réplica de 'As Margaridas de Mário de Andrade', pintura de 1922, ano que acabara de retornar ao Brasil depois de uma longa temporada pela Europa. No cavalete, réplica de 'Abaporu' ainda inacabado, quadro que Tarsila criou em 1928 para presentear seu marido, Oswald de Andrade, e que se transformou na mais importante obra de arte do país, símbolo do modernismo brasileiro e do movimento antropofágico.

Na área chamada de Intimista estão seus objetos de uso pessoal, como o binóculo, as suas joias, incluindo réplicas de seu solitário de brilhante estilo francês e os enormes brincos eternizados em suas pinturas. No ar, é possível sentir ainda o aroma do seu perfume favorito Moment Supreme, de Jean Patou.

Já no setor Interativo, reproduções cenográficas de algumas de suas obras mais conhecidas permitem que os visitantes da exposição entrem e participem dos quadros. Aqui, o público poderá repetir a pose de 'Abaporu'; mergulhar nas centenas de formas ovoides cor-de-rosa do quadro 'A Floresta', ou ainda sentir a suavidade das pétalas coloridas do 'Manacá'.

Serviço

Pátio Higienópolis


Endereço Avenida Higienópolis, 618

Higienópolis, São Paulo

Estações próximas 3, Marechal Deodoro

Telefone (11) 3823 2300

Site de Pátio Higienópolis

Data 27 Ago 2015-27 Set 2015

Horário de abertura Seg. a sáb., 10h-22h; dom. e feriados, 14h-20h.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.