Time Out São Paulo

Ocupação João das Neves

Este evento terminou

Ocupação João das Neves

Data 03 Nov 2015-08 Nov 2015

Horário de abertura Ter. a sex., 9h-20h; sáb., dom. e feriados, 11h-20h.

Avenida Paulista, 149, Jardim Paulista

Telefone (11) 2168 1700

Estações próximas
Metrô 2, Brigadeiro

A 26ª mostra da série Ocupação do Itaú Cultural homenageia o autor teatral João das Neves, personalidade singular na cultura do país, também diretor de teatro, formador de atores, desenhista e autor de livros infantis.

A mostra apresenta em quatro eixos as configurações de sua vida, que compõem a obra e, algumas delas, são pouco conhecidas – 'Anos de Chumbo', 'Lugares', 'Identidades' e 'Festa'. A curadoria é compartilhada por ele próprio e Titane – cantora e sua mulher, além de colaboradora em diversos espetáculos como co-roteirista ou diretora musical –, com os núcleos do Itaú Cultural de Enciclopédia, de Artes Cênicas, e de Audiovisual e Literatura. O cenógrafo Rodrigo Cohen assina a expografia.

João das Neves nasceu, viveu e trabalhou no Rio de Janeiro. Foi um dos fundadores do Grupo Opinião, com o qual participou de uma série de montagens em espaços de arena. Fez teatro de rua com o Centro Popular de Cultura (CPC), da União Nacional de Estudantes (UNE). Neste período fez a sua primeira ruptura com o espaço cênico tradicional. Quebrou o teatro por dentro ao criar para o espetáculo 'O Último Carro' uma ação que se desenvolve em volta do público deslocado para o centro e inserido na ação.

Atualmente em plena produção, João das Neves tem várias encenações em circulação: 'A Santinha e os Congadeiros', que, com elenco de congadeiros, levou ao palco um mito fundador das Irmandades do Rosário do Congado mineiro; 'Besouro', 'Cordão de Ouro e Galanga Chico Rei', ambos também com temática afro brasileira, em uma parceria de sucesso com Paulo César Pinheiro, autor dos textos e músicas; 'Zumbi', de Augusto Boal e Gianfranesco Guarnieri, com música de Edu Lobo; 'A Farsa da Boa Preguiça', texto de Ariano Suassuna, e 'Aos Nossos Filhos', de Laura Castro.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus