Ocupação João das Neves

3 Nov 2015- 8 Nov 2015

Divulgação

Este evento terminou

A 26ª mostra da série Ocupação do Itaú Cultural homenageia o autor teatral João das Neves, personalidade singular na cultura do país, também diretor de teatro, formador de atores, desenhista e autor de livros infantis.

A mostra apresenta em quatro eixos as configurações de sua vida, que compõem a obra e, algumas delas, são pouco conhecidas – 'Anos de Chumbo', 'Lugares', 'Identidades' e 'Festa'. A curadoria é compartilhada por ele próprio e Titane – cantora e sua mulher, além de colaboradora em diversos espetáculos como co-roteirista ou diretora musical –, com os núcleos do Itaú Cultural de Enciclopédia, de Artes Cênicas, e de Audiovisual e Literatura. O cenógrafo Rodrigo Cohen assina a expografia.

João das Neves nasceu, viveu e trabalhou no Rio de Janeiro. Foi um dos fundadores do Grupo Opinião, com o qual participou de uma série de montagens em espaços de arena. Fez teatro de rua com o Centro Popular de Cultura (CPC), da União Nacional de Estudantes (UNE). Neste período fez a sua primeira ruptura com o espaço cênico tradicional. Quebrou o teatro por dentro ao criar para o espetáculo 'O Último Carro' uma ação que se desenvolve em volta do público deslocado para o centro e inserido na ação.

Atualmente em plena produção, João das Neves tem várias encenações em circulação: 'A Santinha e os Congadeiros', que, com elenco de congadeiros, levou ao palco um mito fundador das Irmandades do Rosário do Congado mineiro; 'Besouro', 'Cordão de Ouro e Galanga Chico Rei', ambos também com temática afro brasileira, em uma parceria de sucesso com Paulo César Pinheiro, autor dos textos e músicas; 'Zumbi', de Augusto Boal e Gianfranesco Guarnieri, com música de Edu Lobo; 'A Farsa da Boa Preguiça', texto de Ariano Suassuna, e 'Aos Nossos Filhos', de Laura Castro.

Serviço

Itaú Cultural


Endereço Avenida Paulista, 149

Jardim Paulista, São Paulo

Estações próximas Metrô 2, Brigadeiro

Telefone (11) 2168 1700

Site de Itaú Cultural

Data 3 Nov 2015- 8 Nov 2015

Horário de abertura Ter. a sex., 9h-20h; sáb., dom. e feriados, 11h-20h.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.