Time Out São Paulo

34º Panorama da Arte Brasileira

Este evento terminou

34º Panorama da Arte Brasileira

Preço R$6. Grátis aos domingos.

Data 15 Dez 2015-18 Dez 2015

Horário de abertura Ter. a dom., 10h-18h.

Rua Pedro Álvares Cabral s/n, Parque Ibirapuera, Ibirapuera

Telefone (11) 5085-1300

A exposição destaca uma parcela da história brasileira pouco conhecida tanto pelo grande público quanto por artistas e pesquisadores: uma seleção significativa de esculturas em pedra polida, primeiras manifestações tridimensionais de que se tem notícia, produzidas aproximadamente entre 4000 e 1000 a.C., encontradas em território que se estende no que hoje é o sudeste meridional do Brasil até a costa do Uruguai.

Identificados com pesquisas artísticas contrastantes entre si, artistas como Berna Reale, Cao Guimarães, Cildo Meireles, Erika Verzutti, Miguel Rio Branco e Pitágoras Lopes produziram novos trabalhos que refletissem o Brasil de hoje, mas inspirados no de ontem.

Em meio ao universo caótico de nossa realidade, à parte a violenta história de dominações e colonialismos que vivenciamos, emergem essas poderosas pequenas esculturas cujos sentidos originais se perderam, assim como os povos que as produziram: os chamados povos sambaquieiros, que habitaram a costa de uma parte do território em que hoje vivemos.

Esses povos deixaram as esculturas que fazem parte da mostra. Os arqueólogos as interpretam como elementos de alguma sorte de rituais e que nos assombram pela síntese formal, pela inventividade dos volumes e pela beleza simples que aprendemos a enxergar com a arte dos princípios do século XX e também com as curvas abauladas da natureza (o ovo, o seixo rolado, a duna de areia, o ventre grávido). É neste mistério profundamente enraizado na terra e no território que este Panorama se desenvolve.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus