Time Out São Paulo

Luís da Câmara Cascudo

Este evento terminou

Luís da Câmara Cascudo

Preço R$ 6. Grátis aos sábados.

Data 09-14 Jan

Horário de abertura Ter. a dom., 10h-18h.

Praça da Luz , Centro

Telefone (11) 3326 0775

Estações próximas
Metrô 1, Estação da Luz

A mostra 'O Tempo e eu (e Vc)' conta com uso de tecnologia e muita interatividade para retratar a vida e obra do mais conhecido estudioso da cultura popular brasileira, também etnógrafo, pesquisador, folclorista e escritor norte-rio-grandense, Luís da Câmara Cascudo (1898 - 1986). 

Ele deixou um importante legado dentre os mais de 150 livros que escreveu, já que grande parte deles são referências sem similares, como 'Dicionário do Folclore Brasileiro' e 'História da Alimentação no Brasil'. Dos primórdios da gastronomia brasileira às nossas danças, gestos e costumes, seu universo pesquisado continua até hoje a instigar e atrair intelectuais e estudiosos pelo mundo, mas permanece pouco conhecido e vivenciado pelas novas gerações.

A concepção do projeto surgiu da ideia de transformar os escritos e pesquisas do autor numa experiência única e inovadora; uma exposição interativa em um dos maiores centros culturais da América Latina. A exposição ocupará mais de 600 m² de área, dividida por módulos que abordam as diversas temáticas, presentes nos escritos e pesquisas de Cascudo.

"Cascudo revelou ‘brasis’ invisíveis aos brasileiros, e é imperativo mostrar isso às novas gerações. Queremos que as pessoas percebam a contemporaneidade de sua obra”, explica o produtor da mostra, Gustavo Wanderley, diretor da Casa da Ribeira São Paulo.

Todo o conteúdo da exposição foi inspirado no universo do maior estudo sobre cultura popular do Brasil a partir de Cascudo, que compreende não só sua vasta bibliografia pesquisada, mas sons, cheiros, paisagens, gestos, experimentos e costumes. Desta forma, o recorte curatorial foi definido a partir de cinco módulos: Biografia; Danças; Oralidade; Crenças e Cozinha Brasileira.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus