Time Out São Paulo

AquiAfrica

Este evento terminou

AquiAfrica

Data 23-28 Fev

Horário de abertura Ter. a sex., 13h-21h; sáb., dom. e feriados, 11h-19h.

Rua Padre Adelino, 1000, Belém

Telefone 2076-9700

Estações próximas
Belém

Com curadoria de Adelina von Fürstenberg – que recebeu em Maio de 2015, Leão de Ouro pela curadoria do Pavilhão Nacional da Armênia na 56ª Bienal de Veneza –, a mostra apresenta a África vista através dos olhos de 13 artistas contemporâneos, de diferentes gerações, originários de onze países da África subsaariana – ou África negra.

Em suas pinturas, fotografias, desenhos, esculturas, vídeos e a instalação selecionados para a exposição, eles abordam questões chave para o povo africano, como os problemas de imigração, a xenofobia, o consumo desenfreado, as tradições culturais e os sistemas de poder vigentes em seu continente.

“A arte contemporânea africana suscita uma questão de identidade. Se a arte tradicional continua fortemente ancorada no mundo e no ser africano, a nova arte se desenvolve favorecendo uma identidade social compartilhada. Os artistas africanos buscam inspiração tanto nas tradições do continente quanto na realidade urbana de uma África em mutação. Definir a arte africana hoje é definir a própria África”, diz a curadora suíça.

Na seleção, está Frédéric Bruly Bouabré, da Costa do Marfim, considerado um dos mais originais artistas africanos após ter sido descoberto na exposição 'Les Magiciens de la Terre', no Centre Georges Pompidou, em Paris, em 1989, a mesma que revelou o pintor congolês Chéri Samba, que também integra a mostra. O cineasta Abderrahmane Sissako, da Mauritânia, com dois filmes já exibidos no Festival de Cannes (Esperando a Felicidade e Timbuktu) é outro destaque da Exposição.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus