Filhos da Guerra: O Custo Humanitário de um Conflito Ignorado

11-16 Jan

Gabriel Chaim/Divulgação

Este evento terminou

Uma guerra civil que já matou mais de 200 mil pessoas e deixou milhões de deslocados internos e refugiados não só em países vizinhos – mas também na Europa e no Brasil – tem dado ao mundo uma iconografia marcada pela tragédia, destruição, desespero. Desde 2013, o conflito iniciado em 2011 tem sido acompanhado de perto pelo fotógrafo e documentarista brasileiro Gabriel Chaim, um dos poucos estrangeiros a conseguir cruzar a fronteira da Síria com a Turquia e entrar na cidade de Kobane, um dos locais mais tensos do conflito.

O trabalho de Gabriel Chaim é tema da exposição 'Filhos da Guerra: O Custo Humanitário de um Conflito Ignorado', parceria da Zipper Galeria com a Human Rights Watch (HRW). Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra reúne nove imagens e um vídeo feito por drones que mostram a tragédia humana da guerra civil por diferentes olhares: das mulheres, das crianças, dos algozes, em fotos de grande dimensão (1,5 m x 2,25 m), que destoam do padrão das fotos documental e trazem o impacto do drama em cada registro.

Primeira ação cultural da HRW no Brasil, a individual, segundo o curador, busca dar a “noção de quem são as vítimas e quem são os algozes” no conflito e “o que é a vida cotidiana nessa região”. Dantas conta que instigou o fotógrafo a não apenas registrar o conflito por meio de imagens, mas também buscar as histórias de cada indivíduo e local registrado, que estarão na exposição junto de cada uma das fotografias.

Gabriel Chaim é um fotógrafo e documentarista brasileiro especializado em coberturas em áreas de conflito, crises e situações extremas. Publicou trabalhos em reconhecidos meios de comunicação, como CNN e GloboNews. Além do trabalho atual sobre o conflito da Síria, ele já cobriu turbulências recentes no Egito, Iraque, Irã e na Faixa de Gaza.

Serviço

Zipper Galeria


Endereço Rua Estados Unidos, 1494

Jardim Paulista, São Paulo

Telefone (11) 4306-4306

Site de Zipper Galeria

Data 11-16 Jan

Horário de abertura Seg. a sex., 10h-19h; sáb., 11h-17h.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.