Acervo em Transformação

19-24 Abr

Divulgação

Este evento terminou

O Museu de Arte de São Paulo (Masp) traz de volta os icônicos cavaletes de cristal, expografia que Lina Bo Bardi (1914-1992) projetou para a sede do museu, inaugurada em 1968. São exibidas 117 obras do acervo, abrangendo um arco temporal que vai do século 4 a.C. aos anos 2000, mesclando as diversas coleções do Masp, espalhadas pela planta livre do segundo andar.

A obra mais antiga na mostra é a estátua da deusa Higeia, e a mais recente, o Tempo suspenso de um estado provisório (2011), de Marcelo Cidade. Entre elas, trabalhos de grandes artistas como Botticelli, Tintoretto, Ticiano, El Greco, Rembrandt, Goya, Delacroix, Paul Cézanne, Pierre-Auguste Renoir, Édouard Manet, Degas, Vincent van Gogh, Claude Monet, Auguste Rodin, Pablo Picasso, entre outros.

Também chamados de cavaletes de vidro, eles foram removidos em 1996 e agora retornam inseridos no contexto de recuperação das proposições da arquiteta para o museu. De acordo com a diretora artística Adriano Pedrosa, “o ano 2015 é uma espécie de volta ao passado, não de maneira nostálgica, mas sim como ponto de partida para encontrar um novo caminho e programa para o Masp".

Para a retomada da expografia original, foram reconstruiu os mais de cem cavaletes desenhados por Bo Bardi. Baseado em extensa pesquisa histórica e em levantamentos das peças remanescentes da primeira montagem, o novo desenho mantém todos os princípios e materiais originais: cubo em concreto, cunha em madeira, pele de borracha, vidro temperado com furos.

Tags: 

Serviço

Masp


Endereço Av. Paulista, 1578

Bela Vista, São Paulo

Estações próximas 2, Trianon-MASP

Telefone (11) 3251-5644

Site de Masp

Preço de R$ 12 até R$ 25. Entrada gratuita às terças (o dia todo) e às quintas (a partir das 17h).

Data 19-24 Abr

Horário de abertura Ter. a dom., 10h-18h; qui., 10h-20h.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.