O Museu da Imagem e do Som (MIS) vem se tornando nos últimos anos no museu mais pop da cidade. Exposições retratando ícones do cinema como Stanley Kubrick, da música, como David Bowie, e da TV brasileira, como o programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum, fizeram um sucesso estrondoso, formando filas quilométricas na entrada do prédio. E dessa vez a história não será diferente! Vários lotes de ingressos para a aguardada 'O Mundo de Tim Burton' já estão esgotados.
A exposição explora toda a gama do trabalho criativo de Tim Burton e apresenta desde desenhos da infância até sua carreira consolidada como cineasta. A retrospectiva foi originalmente montada pelo MoMA em 2009 e depois viajou para as cidades de Melbourne (Austrália), Toronto (Canadá), Los Angeles (EUA), Paris (França) e Seul (Coreia do Sul). Após estas paradas, a mostra se aprofundou na temática de Burton, seus assuntos e sua perspectiva criativa única, apresentando mais de 150 novas obras não vistas nas exposições anterior.
"A exposição foi apresentada em quatro continentes ao longo dos últimos seis anos", observa a curadora da exposição, Jenny He. "E, para sua estreia na América Latina, Tim Burton, sua equipe e eu estamos muito felizes em colaborar com uma instituição que personifica a arte contemporânea e a cultura cinematográfica em São Paulo com a sua história recente de exposições célebres e uma base fiel de visitantes”.
A mostra reúne cerca de quinhentos itens incluindo obras de arte e esboços raramente ou nunca vistos, pinturas, storyboards e bonecos de sua vasta filmografia, que inclui Edward Mãos de Tesoura, O Estranho Mundo de Jack, Batman, Marte Ataca!, Ed Wood, Os Fantasmas se Divertem, entre outros, e de projetos não realizados e pouco conhecidos que revelam seu talento como artista, ilustrador, fotógrafo e escritor.
Entre os itens estão storyboards do filme feito para a televisão João e Maria; seus primeiros curtas, realizados no início da década de 1970 e nunca lançados; desenhos feitos por Tim Burton em guardanapos e emoldurados em dois frames com 45 desenhos cada; esboços de Edward, personagem de Johnny Depp em Edwards Mãos de Tesoura, e bonecos dos personagens Victor, Edgar e Elsa Van Helsing da animação Frankenweenie. Os visitantes também encontram cast & crew books - material anteriormente disponível apenas para as pessoas que trabalharam em filmes de Burton - onde podem conferir, de forma interativa, os bastidores de alguns de seus filmes: Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas, Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, A Fantástica Fábrica de Chocolate, Sombras da Noite e Frankenweenie.
“Diferentemente das mostras já apresentadas, propusemos à equipe de Tim Burton um novo conceito em que os visitantes literalmente entrarão pelo mundo do cineasta; assim, criamos uma nova divisão na disposição dos objetos. No MIS, agrupamos os itens em salas temáticas: elas estão divididas por sentimentos como horror, humor, felicidade e melancolia, elementos presentes na obra de Tim Burton”, explica André Sturm, diretor executivo e curador geral do MIS.
'O Mundo de Tim Burton' conta ainda com uma sala inédita que revela quais foram as inspirações que influenciaram o cineasta em seu trabalho. O espaço foi montado a partir de uma lista feita por Burton. Entre os itens estão pôsteres promocionais dos filmes King Kong (1976) e Frankenstein (1931), uma cópia do quadro 'A Noite Estrelada', de Vincent van Gogh, e uma foto de Edgar Allan Poe.