Prazeres Proibidos

22-27 Mar

Divulgação

Este evento terminou

A exposição da cineasta e artista visual Fernanda Pessoa mistura de erotismo e cinema popular do universo dos das pornochanchadas com ênfase na década de 1970. Diferente do que o senso comum possa imaginar, muitas dessas produções sofreram restrições e cortes severos em suas estruturas narrativas e seus diretores e produtores se utilizaram de diversos mecanismos para tentar burlar ou ao menos diminuir as ações dos censores.

Para a criação da mostra, a artista analisou centenas de documentos da ditadura e mais de 150 filmes nacionais da época, em uma minuciosa pesquisa tentando identificar como a ditadura atuou nesse tipo de cinema tão popular no período.

O resultado é uma videoinstalação que ocupa o Térreo e se divide em três ambientes. No primeiro deles, o visitante se depara com um projetor 35mm que roda em falso projetando apenas a sua luz, sem nenhuma imagem. Em seguida, a artista apresenta um corredor com uma seleção de documentos oficiais da censura. Já no terceiro, e maior dos ambientes, encontra-se uma sala de projeção digital onde é exibido um vídeo em seis telas montado apenas com trechos de filmes que foram cortados a pedido dos censores.

Serviço

Museu da Imagem e do Som (MIS)


Endereço Av. Europa, 158

Jardim Europa, São Paulo

Telefone (11) 2117-4777

Site de Museu da Imagem e do Som (MIS)

Data 22-27 Mar

Horário de abertura Ter. a sex., 10h-20h; sáb., 9h-21h; dom. e feriados, 11h-19h.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.