João Turin, escultor

1- 6 Jun

Maringas Maciel/Divulgação
'Onça a espreita', obra de João Turin

Este evento terminou

A exposição destaca parte da trajetória do artista paranaense João Turin (1878-1949), um dos criadores e principal representante do Paranismo, movimento estético surgido em Curitiba na década de 1920, centrado na valorização do indígena e da fauna e flora regionais. Com curadoria de José Roberto Teixeira Leite, a mostra reúne 50 esculturas e baixos-relevos realizados por Turin entre as décadas de 1910 e 1940, além de 35 desenhos, manuscritos e fotos. Também estarão expostos dois vestidos com motivos paranistas que mostram sua faceta pioneira na criação de design.

No total, cerca de 100 peças são exibidas na Pinacoteca. Entre elas as que marcam sua trajetória, observando a influência recebida durante o período em que foi pensionista do Paraná, na Bélgica e na França. Destaque para a escultura de Tiradentes, realizada ainda na Europa que, no entanto, representa o famoso herói mineiro. Assim como as esculturas que definiram suas criações mais “brasileiras”, como as animalistas, caso da obra ‘Luar do Sertão’, que representa uma onça quase em dimensões reais.

A temática indígena, fortemente presente na obra do escultor, também estará representada. Entre as esculturas está o ‘Índio Guairacá’, com 1,23m de altura, empunhando seu arco e flecha ao lado de um lobo-guará. A mostra também trará uma Pietá, feita em 1917, para a Igreja de Saint Martin, em Condé-sur-Noireau, na Normandia, França. Mesmo depois da região ter sido severamente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial e a Igreja seriamente danificada, a escultura permaneceu intacta.

“A circunstância de a exposição ter lugar na Pinacoteca do Estado, reconhecidamente um dos mais prestigiosos museus do país, desde logo evidencia a importância da obra de Turin e contribuirá para consolidá-lo como um dos mais originais escultores brasileiros do seu tempo”, diz o curador.

Tags: 

Serviço

Pinacoteca do Estado


Endereço Praça da Luz, 2

Bom Retiro, São Paulo

Estações próximas 1, Luz

Telefone (11) 3324-1000

Site de Pinacoteca do Estado

Preço de R$ 3 até R$ 6Crianças com menos de 10 e adultos com mais de 60 anos não pagam. Aos sábados a entrada é gratuita para todos os visitantes.

Data 1- 6 Jun

Horário de abertura Quar. a seg., 10h-17h30.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.