Time Out São Paulo

Ocupação Glauco

Este evento terminou

Ocupação Glauco

Data 16-21 Ago

Horário de abertura Ter. a sex., 9h-20h; sáb., dom. e feriado, 11h-20h.

Avenida Paulista, 149, Jardim Paulista

Telefone (11) 2168 1700

Estações próximas
Metrô 2, Brigadeiro

30ª exposição da série Ocupação, o projeto do Itaú Cultural foca a obra do cartunista Glauco Vila Boas (1957-2010), ou simplesmente Glauco, como era mais conhecido. A mostra traz centenas de desenhos, tiras, charges, personagens, depoimentos, audiovisuais e um nicho dedicado ao seu lado espiritual do artista que é uma das principais personalidades brasileiras na arte do cartum e das charges.

Com o humor ácido que lhe era peculiar – uma das características de sua percepção muito particular das pessoas, da política e do cotidiano – Glauco dizia que Deus é um humorista por ter colocado tantas figurinhas na terra. Tiradas como essa permearam grande quantidade de personagens criados por ele com traços precisos e conteúdo crítico – como Geraldão, Geraldinho, Faquinha, Dona Marta, o casal Neuras, Zé do Apocalipse e muitos outros.

“Ele passou aqui na terra como um verdadeiro professor, ajudou muita gente e deixou uma obra artística com um estilo único, além de um legado de muito respeito, muita admiração, e uma saudade imensa”, diz Beatriz Veniss, com quem ele foi casado por 15 anos, interrompidos pela sua morte.

A exposição mostra detalhes do processo de criação de Glauco, dos primeiros esboços até a arte finalizada, a diferença de traço e também como a ideia se formava até resultar na composição final da HQ. Apresenta, ainda, um pouco da personalidade do artista, principalmente nas observações e recados que deixou nas margens de seus trabalhos.

Programação complementar
Como também já é de costume, o Itaú Cultural promove algumas atividades relacionadas ao homenageado na Ocupação. Nesse caso, é o mundo dos quadrinhos, que é o de Glauco: na série 'Caminhos da HQ' (13, 20 e 27 de julho e, de 20 a 27 de agosto) quadrinistas como Marcatti e Klebs Junior, entre outros, conversam com o público sobre o tema. Na programação do primeiro Fim de Semana em Família de julho (dias 9 e 10), o mesmo da abertura da mostra, o quadrinista Gus Morais, ministra oficina de 'Brincando de Montar Quadrinhos'.

Confira a programação completa da Ocupação Glauco no site itaucultural.org.br.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus