Time Out São Paulo

Portinari Popular

Este evento terminou

Portinari Popular

Preço de R$ 12 até R$ 25

Data Ter 15 Nov

Horário de abertura Ter. a dom., 10h-18h; qui., 10h-20h.

Av. Paulista, 1578, Bela Vista

Telefone (11) 3251-5644

Estações próximas
2, Trianon-MASP

A mostra exibe 50 obras de Candido Portinari (1903-1962) que abordam temas e tipos populares. Em 'Portinari Popular', são explorados conteúdos sociais, tais como, manifestações políticas, o cotidiano dos trabalhadores e representações de tradições culturais brasileiras, como festas populares, brincadeiras típicas e bonecas karajá.

Portinari é um dos mais importantes e polêmicos artistas brasileiros do século 20. Boa parte de sua obra coloca em evidência personagens populares. São trabalhadores em suas diversas atividades (o lavrador de café, a lavadeira, o seringueiro, o garimpeiro, o músico, o jangadeiro, o operário ou o estivador), figuras populares (o cangaceiro, a baiana, a boneca karajá), em diferentes contextos (na favela, em Brodósqui, sua cidade natal) ou em trânsito (migrantes, retirantes, despejados). Vemos também crianças engajadas em brincadeiras e cenas de festas de São João ou de casamentos na roça.

Entre os retratos feitos por Portinari de personagens populares, a exposição incluirá a colona, a baiana, a mulata, a índia, o cangaceiro, o mestiço, e um intelectual — Mário de Andrade, interlocutor importante do artista e primeiro grande intérprete de sua obra.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus