Time Out São Paulo

Caio Reisewitz

Este evento terminou

Caio Reisewitz

Data 25-28 Out

Horário de abertura Ter. a sex., 10h-19h; sáb., 11h-18h.

Galeria Luciana Brito
Avenida Nove de Julho, 5162, Jardim Europa

Telefone 3842-0634

A mostra 'Aterro' expõe obras inéditas de Caio Reisewitz realizadas no Aterro do Flamengo. Com com curadoria de Guilherme Wisnik, a exposição – a primeira individual do artista no novo espaço da galeria Luciana – é composta por oito fotografias inéditas realizadas em um dos mais famosos projetos paisagísticos de Burle Marx.

O Aterro de Caio Reisewitz é uma paisagem onírica, vista como que em estado de sono ou vigília, em que a noite e dia se confundem. As imagens, todas noturnas, ganham tons fantasiosos devido à iluminação artificial do Aterro, estabelecendo um diálogo com as primeiras fotografias a cor produzidas por Marc Ferrez, em 1914, que também são referencias neste projeto.

O artista paulistano lida com patrimônios arquitetônicos e paisagísticos da modernidade brasileira criando cruzamentos discretamente delirantes entre a exuberância da natureza tropical e as linhas sóbrias da construção moderna. Não vemos pessoas nem edifícios nessas fotos, apenas a natureza projetada e construída sobre uma particular luz noturna.

Caio Reisewitz apresentou recentemente individuais em instituições internacionais de renome como o ICP - Internacional Center for Photography (Nova York, 2014), o Huis Marseille Museum voor Fotografie (Amsterdam, 2015) e a Maison Européenne de la Photographie (Paris, 2015). Ano passado, também em Paris, apresentou a individual 'Plantes, Pavillions et Pétrole'. Em 2007, foi selecionado para representar o Brasil na 51ª Bienal de Veneza (2007).

A abertura das exposições integra a programação do Art Weekend, que acontece no final de semana prévio à abertura da 32ª Bienal de São Paulo. A ação é coordenada pelo Projeto Latitude, da Abact (Associação Brasileira de Arte Contemporânea) – atualmente sob presidência de Luciana Brito – e tem por objetivo criar um circuito de arte contemporânea através da cidade, com diversas aberturas acontecendo simultaneamente.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus