Time Out São Paulo

Yoko Ono

Este evento terminou

Yoko Ono

Preço de R$ 6 até R$ 12

Data 01 Abr-20 Mai

Horário de abertura Ter. a dom., 11h-20h.

Av. Faria Lima, 201, Pinheiros

Telefone (11) 2245-1900

Com curadoria de Gunnar B. Kvaran, crítico islandês e diretor do Astrup Fearnley Museum of Modern Art, em Oslo, a exposição 'O Céu Ainda é Azul, Você Sabe...' revela os elementos básicos que definem a vasta e diversa carreira artística de Yoko Ono, uma das pioneiras a incluir o espectador no processo criativo, convidando-o a desempenhar um papel ativo em sua obra.

Uma das principais artistas experimentais e de vanguarda, associada à arte conceitual, performance, Grupo Fluxus, happenings dos anos 1960 e uma das poucas mulheres que participaram desses movimentos, Yoko Ono continua questionando de forma decisiva o conceito de arte e do objeto de arte, derrubando esses limites.

A mostra traz uma retrospectiva de “Instruções” que evidenciam as narrativas e expressam a visão poética e crítica de Yoko Ono. São trabalhos criados a partir de 1955, quando ela compôs a sua primeira obra instrução, 'Lighting Piece / Peça de Acender (1955)', "acenda um fósforo e assista até que se apague". Na exposição, é possível seguir a sua criatividade e produção artística pelos anos 1960, 1970, 1980, até o presente.

Entre as obras da mostra há uma série de filmes, dois dos quais com a participação de John Lennon na concepção. Em 'Estupro' (77 min, 1969), o músico foi codiretor e em 'Liberdade' (1970), de apenas um minuto, assina a trilha sonora. Também registrada em filme presente na exposição, 'Peça Corte' (16min 1965) traz a icônica performance da artista realizada no Carnegie Hall (1964), na qual o público pôde cortar um pedaço de sua roupa e levar consigo.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus