Time Out São Paulo

TIDE_Cota Zero

TIDE_Cota Zero

Data 21 Jul-31 Out

Horário de abertura Ter. a sex., 9h-21h; sáb., 10h-21h; dom. e feriados, 10h-18h.

Alameda Nothmann, 185, Santa Cecília

Telefone 3332-3600

Com curadoria de Paulo Miyada, a exposição no Sesc Bom Retiro reúne 24 obras originais de colagem, design de livros e projetos gráficos para jornais e revistas do artista paulistano Tide Hellmeister (1942-2008). Sua produção no universo gráfico demonstra familiaridade com princípios modernistas como a colagem, o alinhamento e o movimento entre os elementos visuais – além da capacidade de tratar o espaço em branco como um elemento significativo e estruturante da composição, com o exercício pleno de sua arbitrariedade gráfica em arquiteturas gráficas e construções gráficas.

Relativamente autodidata, Tide entrou em contato com seus ofícios pela prática com mestres diversos, como o pintor João Suzuki, seu primeiro professor de pintura (por pouco tempo), o cenógrafo Cyro Del Nero, seu primeiro chefe (na TV Excelsior) e o editor Massao Ohno, que, ainda na primeira metade dos anos 1960, confiou a ele seus primeiros projetos gráficos (em um contexto de pioneirismo editorial). Assim, aos vinte e poucos anos, Tide havia se familiarizado com princípios modernos da arte e do design – ainda que por caminhos pouco usuais e nada formais.

Muitas das colagens apresentadas foram expostas apenas uma vez, na época em que foram produzidas. Agora, reunidas em conjunto, atestam a inventividade do artista e sua estreita relação com a arte e o design como campos que se retroalimentam.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus