Time Out São Paulo

Aniversário do Masp

Este evento terminou

Aniversário do Masp

Data 01-28 Out

Horário de abertura Confira os dias e horários das atrações no texto.

Av. Paulista, 1578, Bela Vista

Telefone (11) 3251-5644

Estações próximas
2, Trianon-MASP

O Masp (Museu de Arte de São Paulo) completa 70 anos com programação especial. As atividades têm início no dia 1 de outubro, quando o Vão Livre é ocupado por shows, oficinas e atividades gratuitas ao longo de todo o dia. Estão confirmados os shows gratuitos de Juçara Marçal, Paulinho Tó e do coletivo Teto Preto.

Já no dia oficial do aniversário, 2 de outubro, o museu abre gratuitamente das 10h às 22h. As exposições Miguel Rio Branco: nada levarei qundo morrer e Tracey Moffatt: montagens terão sua data de término adiada em um dia e poderão ser vistas no 1º subsolo e sala de vídeo, respectivamente. Além delas, o público poderá visitar Guerrilla Girls: gráfica, 1985-2017, no mezanino do 1º subsolo; Pedro Correia de Araújo: erótica, no 2º subsolo; e Acervo em transformação, no 2º andar.

A partir das 19h, serão abertas, excepcionalmente, as persianas das janelas do 2º andar, onde estão as obras do acervo do Museu. Esta será uma chance rara e histórica para que os visitantes vejam os cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi em relação direta com a cidade, justapostos pelas vistas da avenida Paulista e da avenida Nove de Julho, paralelamente. A última vez que isso ocorreu foi em 10 de dezembro de 2015, na abertura da exposição Acervo em transformação, quando o Museu trouxe de volta os cavaletes de cristal ao espaço expositivo de seu acervo.

No restante do mês de outubro, o programa Diálogos no acervo terá visitas especiais sobre sua história, arquitetura e acervo, sempre às terças e sextas-feiras, às 16h. No primeiro sábado, 7 de outubro, o ciclo de palestras gratuitas sobre artistas mulheres no acervo do Masp abordará a trajetória e a obra da fotógrafa Cláudia Andujar. Em 12 de outubro, Dia das Crianças, Elaine Fontana dará novas oficinas para o público infantil, que buscam explorar o corpo, a relação com as obras do acervo e o espaço público.

No dia 16 de outubro, a série OSESP Masp apresenta concerto com composições de Johann Sebastian Bach, Leonard Bernstein, Charlie Parker, Astor Piazzola e Roberto Sion em diálogo com a obra Composição com fundo amarelo e vermelho (1945), de Alexandre Calder. Em 18 de outubro, o Clube de Leitura debaterá o livro O Amigo Americano – Nelson Rockfeller e o Brasil, de Antonio Pedro Tota. E nos dias 20 e 21 de outubro, o seminário Histórias afro-atlânticas traz curadores, especialistas e artistas nacionais e internacionais para debater uma variedade de tópicos que se relacionam à África, às Américas, ao Caribe e à Europa, em preparo para a exposição coletiva homônima, programada para o próximo ano.

O museu encerra as atividades de seus 70 anos recebendo a 40a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com exibições gratuitas no Vão Livre, de 23 a 28 de outubro, a partir das 19h30. Antes de cada filme, o Masp será homenageado com projeções de fotos e cenas que recontam a trajetória da Mostra no Museu. A história da Mostra é também parte da história do local, já que surgiu dentro do Museu em 1977, idealizado por seu programador de cinema, Leon Cakoff, que exibiu os filmes da Mostra no Auditório do Masp até sua sétima edição, em 1983.

As inscrições para oficinas, visitas, palestra e seminário poderão ser feitas presencialmente, no dia de cada evento, 2 horas antes do início das atividades. Os shows do dia 1 de outubro no Vão Livre são gratuitos, abertos a todos os interessados e não necessitarão de inscrições ou retirada de ingressos. Os ingressos para o espetáculo OSESP Masp já estão à venda no site ingressorapido.com.br.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus