No estúdio com Cinthia Marcelle

Cinthia Marcelle usa vídeos, fotografias e instalações para criar padrões geométricos a partir de cenas do cotidiano. Grace Fan conversou com a artista multimídia.

Divulgação

TO Como você escolhe o tema e os materiais para trabalhar?
CM Eu acho que o material bruto para meus trabalhos está no mundo, na mistura e no caos de todas as coisas que me rodeiam. Eu dou uma nova forma pra essa desordem.

TO De onde vem a inspiração para suas criações? Por exemplo, de onde veio a ideia para Ao Plano [um vídeo em que quatro caminhões tentam estacionar no mesmo espaço, filmado em um estacionamento]?
CM Muitas vezes, a ideia vem de um lugar específico. Toda a estrutura com linhas brancas pintadas sobre o concreto me intrigou. Minha ideia original era fazer um vídeo sobre como os veículos testam os limites daquela moldura. Mas no dia das filmagens, nós decidimos que as linhas não enriqueciam o cenário. Por sorte, nós encontramos um lugar do lado do estacionamento. Eu usei caminhões porque eles representam um estado de mudança para mim.

TO Você tem ídolos que te inspiram ou te servem como referências?
CM Eu começo acordando para tudo que está a meu redor e pelos sentidos efêmeros e frágeis que as coisas têm. Depois, eu procuro um jeito de sintetizar esse processo.

TO O que você gosta de fazer quando não está trabalhando?
CM Eu acho que o artista está sempre trabalhando. Ler um livro, ver um filme ou mesmo descansar no sítio são coisas que fazem parte do processo de criação. Muitas coisas são reveladas a mim por meio dessas experiências.

TO Do quê você não gosta?
CM Eu não gosto de falar sobre minhas obras até que eu saiba com certeza o que eu espero delas. Não gosto de ser transformada em celebridade e ter perfis sobre mim publicados. Prefiro que divulguem fotos das minhas obras, não de mim.

Os trabalhos de Cinthia Marcelle podem ser vistos no festival SESC_Videobrasil no SESC Belenzinho (Rua Padre Adelino, 1000, Belezinho, 11 2076-9700), até 11 de dezembro.  

Escrito por Time Out São Paulo editors
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.