Presépios espalham espírito natalino pela cidade

 Peças de várias partes do mundo estão expostas pela cidade

Divulgação
Presépio polonês da mostra do Museu de Arte Sacra

Se você não se cansa do espírito natalino, mas quer ver algo além de luzes e árvores decoradas, dê uma olhada em uma das exposições de presépios em cartaz na cidade.

Você pode ver peças de países como Brasil, Alemanha, México e até das Filipinas na exposição ‘A Tradição do Presépio em seus Diferentes Contextos’, no Palácio dos Bandeirantes. Ao todo, são 30 obras na mostra. Cada uma delas tem uma característica diferente, que reflete onde e quando ela foi feita. Podemos entender como essas pessoas celebram o Natal pela maneira que elas representam o nascimento de Jesus. Os presépios são de propriedade da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que começou sua coleção em 1980. Depois de ver todos eles, você pode montar o seu próprio presépio com pedaços de tecido e papel à disposição do público.

Também é uma ótima oportunidade para conhecer a sede do governo estatual. A coleção do palácio inclui uma pintura de Lasar Segall e obras de arte sacra dos século 19 e 20.

A diversidade também é tema da exposição ‘A Arte em Presépios’ no Museu de Arte Sacra. As peças vieram de colecionadores particulares e dos consulados dos países onde os presépios foram feitos. É incrível ver uma sagrada família feita por um artista peruano, onde os personagens usam roupas tradicionais da fria Cordilheira dos Andes. A diferença é imensa quando olhamos para a mesma cena, só que representada por um artista polonês. Nesta história, o menino Jesus nasceu em um palácio colorido e luxuoso.

A 22ª Exposição Franciscana de Presépios, no Largo São Francisco, também tem uma peça da Polônia. Esta é um pouco mais humilde, já que é feita de papelão e papel alumínio. Com uma coleção de mais de 800 peças, os religiosos nunca exibem um presépio que já apareceu na mostra de outro ano. Em 2011, 27 estão em exibição. Elas foram feitas em todas as partes do mundo, em países como Espanha, Angola, Bolívia e Brasil. Há uma de Manaus onde os animais tradicionais foram substituídos por tartarugas, jacarés e onças pintadas.

Mas você não precisa ir a um museu para ver um presépio. Alguns podem estar no seu caminho para casa, em exposições montadas pela prefeitura. Na Praça da Sé, no Centro, bem em frente à Catedral, foi instalada uma sagrada família feita de fibra de vidro pelo artista Davi Cananéa. Os bonecos medem mais de 2,5 metros e ficam dentro de uma choupana de quatro metros de altura. Os personagens do presépio montado na Praça Charles Miller, no Pacaembu, têm a mesma medida, mas foram feitos de resina pela artista plástica Dilma Carvalho.


Museu de Arte Sacra
Av. Tiradentes, 676, Luz, 11 3326-1373. Ter. a dom., 10h-18h. R$ 6; gratis (sábados). Até 8/1. museuartesacra.org.br/index.html

Paróquia e Convento São Francisco de Assis
Largo São Francisco, 133, Sé, 11 3291-2400. Seg. a dom., 10h-18h. Grátis. Até 30/12. franciscanos.org.br

Palácio dos Bandeirantes
Av. Morumbi, 4500, Morumbi, 11 2193-8282. Ter. a dom., 10h-17h. grátis. Até 8/1. acervo.sp.gov.br
 

 

 

Escrito por Alice Rangel
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.