Time Out São Paulo

48 horas em São Paulo

Na cidade por pouco tempo? Saiba o que fazer por aqui com nossas dicas de restaurantes, bares e passeios

São Paulo é uma cidade do tamanho de muitos países, por isso, para aproveitar o que de melhor a capital paulista tem a oferecer, é necessário planejamento. Mas se você está por aqui para acompanhar os jogos da Copa do Mundo e tem pouco tempo a perder, não se preocupe. A Time Out São Paulo organizou um guia simples e prático para curtir os melhores restaurantes, bares e passeios em 48 horas.
 

Dia 1

Comece a jornada ao estilo paulistano no balcão de uma pada-ria, com café, suco de laranja forte e fresco e pão na chapa. A Bella Paulista (R. Haddock Lobo, 354, Consolação, 3214-3347, bellapaulista.com) é uma opção confiável e animada. E o melhor: funciona 24 horas.

Prossiga com uma caminhada pela Avenida Paulista, a mais emblemática de São Paulo, com seus arranha-céus coroados por antenas, além de algumas mansões sobreviventes do início do século 20. Adentre no refúgio exuberante que é o Parque Trianon (R. Peixoto Gomide, 949, Jardim Paulista), que tem um pedacinho da Mata Atlântica nativa do Brasil e onde é gostoso passar um tempo.

Ainda na Paulista, do outro lado da avenida, fica o Museu de Arte de São Paulo – o MASP (Av. Paulista, 1.578). Vá para conferir uma das melhores coleções da América Latina; mas o prédio é outra grande atração – uma caixa de concreto e vidro suspensa sobre quatro colunas vermelhas. Com fome? O museu tem um ótimo bufê de almoço no subsolo, o Uni.

Depois vá para o Parque do Ibirapuera, a versão paulistana do Central Park nova-iorquino onde você pode escolher quais das criativas obras do arquiteto Oscar Niemeyer quer ver. Não perca o incrível Auditório Ibirapuera, com sua língua ondulada e vermelha sobre a entrada, estendendo-se rumo ao céu.

Aprecie o pôr do sol da cidade, coquetel em mãos, no Skye (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4.700, Jardim Paulista, 3055-4702/ hotelunique.com.br), na cobertura do Hotel Unique, que tem a forma de uma fatia de melancia. E fique no Jardim Paulista para jantar. Se quiser gastar com a melhor gastronomia brasileira, experimente o Brasil a Gosto, o Tordesilhas, o D.O.M. ou o Maní, da chef Helena Rizzo, recém eleita a melhor chef mulher do mundo 2014 pela revista inglesa 'Restaurant'. Mantenha a vibe brasileira em uma noite ritmada na pequena e efervescente casa de samba Ó do Borogodó (R. Horácio Lane, 21, Vila Madalena, 3814-4087).
 

Dia 2

Tome um café na Vila Madalena antes de tirar fotos feito louco na viela sinuosa que é o Beco do Batman (R. Gonçalo Afonso, Vila Madalena) – uma galeria de arte a céu aberto imperdível, com obras de alguns dos melhores artistas de rua da cidade. 

Pegue o metrô na Vila Madalena para a estação São Bento. De lá, percorra o tortuoso caminho pela rua comercial 25 de Março para chegar ao Mercadão municipal (R. da Cantareira, 306, Sé) para um almoço de ostras, pastéis, o famoso sanduíche de mortadela ou comida árabe. Encerre com frutas tropicais de uma das barracas.

Na Pinacoteca do Estado (Praça da Luz, 2, Luz) – um museu que passou por uma reforma impressionante, realizada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha em 1997 –, dê uma volta por uma das exposições. O adjacente Parque da Luz, o parque público mais antigo da cidade, é um paraíso cheio de detalhes curiosos e de personagens interessantes. Nem pense em perder o Edifício Itália (Av. Ipiranga, 344, República), onde a vista da infinita São Paulo que se tem do 41º andar é incomparável. Entrada gratuita de seg. a sex., 15h-16h (R$ 30 em outros horários).

Hora de jantar. Que tal um sushi no reduto japonês da Liberdade (Metrô Liberdade)? Ou então um sanduíche ou hambúrger gourmet no bar recém-reaberto Riviera (Av. Paulista, 2.584, Consolação, 3258-1268/ rivierabar.com.br), ao som de um bom e melódico jazz ao vivo? Ainda está nos acompanhando? Só há uma maneira de sair daqui, e é descendo a ladeira. Desça a Rua Augusta no sentido Centro, até o polo noturno conhecido como Baixo Augusta, e veja para onde a noite leva você.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro