Time Out São Paulo

10 lugares para comer empanada em SP

As empanadas já caíram no gosto dos brasileiros há tempos. Afinal, o quitute típico nos países latinos e da Espanha tinha mesmo tudo para ganhar fama por aqui: uma massa saborosa e assada com os mais diversos recheios, uma deliciosa variação do nosso tão amado pastel de feira. E não é preciso ir muito longe para saborear empanadas bem feitas, São Paulo abriga diversos bares e restaurantes que servem o salgado nos mais variados sabores. Confira um roteiro com 10 lugares para comer deliciosas empanadas na cidade:

La Guapa Empanadas (Rua Bandeira Paulista, 446 - 3079 2631)
Junto com o sócio Benny Goldenberg, Paola Carosella, chef e jurada do reality show Masterchef Brasil, abriu o La Guapa Empanadas Artesanais e Café em 2014. Localizado na Rua Bandeira Paulista, no Itaim, o estabelecimento é um pequeno café de empanadas e doces latinos artesanais. O cardápio conta com diversos sabores de empanadas, dentre eles a “Humita”, que leva milho verde, manjericão e muito queijo fresco, e a clássica “Salteña”, que leva carne, azeitonas, ovo caipira e batata cozida. Há unidades também no bairro Jardins e Pinheiros.

El Guatón (Rua Artur de Azevedo, 906 - 3085-9466)
O chileno, de óculos e bigode farto, Señor Guatón comanda este restaurante familiar por 20 anos. Sua esposa, Dona Elba, mantém seus fregueses satisfeitos com sua deliciosa comida chilena simples e caseira, mas a estrela da casa é, sem dúvidas, as empadas. As de carne são verdadeiros clássicos da cidade.

Malba Cocina y Bar (Rua Gabriele D'Annunzio, 1319 - 5041-9511)
O nome da casa é uma homenagem ao MALBA, Museo de Arte Latino Americano de Buenos Aires, ou seja, o local deixa bem claro suas raízes argentinas. As composições do cardápio vão de experiências de vida, viagens, e admiração pela gastronomia argentina, em constante modernidade, e a onipresente empanada não poderia ficar de fora.

Martín Fierro (Rua Aspicuelta, 683 - 3814-6747)
Sob o comando da portenha Ana Maria Massochi, a tradicional churrascaria argentina fica na Vila Madalena e traz opções de empanadas entre as estradinhas do menu. São elas: Tradicional Argentina (carne, queijo, frango ou palmito fresco), Empanadita Frita (10 unidades de carne), Massa Folhada (Alho Poró c/ Roquefort), Roquefort e Espinafre, os preços variam de R$ 7,50 a R$ 16.

Moocaires (Rua da Mooca, 3593 - 2604-2337)
Em 2000, o jovem argentino Cristian Galarz veio a São Paulo tentar crescer profissionalmente. Ele fez muitos amigos e, em diversos encontros, o prato principal era a legítima empanada argentina, feita por ele. Aos poucos, ela ganhou fama entre amigos dos amigos e logo Galarz resolveu abrir seu empreendimento no bairro da Mooca, em 2007. Aos poucos, o Moocaires ganhou fama no tradicional bairro italiano de São Paulo e seu proprietário sedimentou a legítima empanada argentina na região. No cardápio, 19 tipos de salgadas e quatro doces.

Empanadas Bar (Rua Wisard, 489 - 3032-2116)
Pelo nome já se pode dizer a especialidade do bar, um dos mais tradicionais da boêmia Vila Madalena, famoso pelas empanadas de carne, frango, palmito, calabresa, espinafre, carne seca, frango com catupiry e queijo de minas, e Romeu e Julieta. Um clássicos da noite paulistana.

Empanadas Caminito (Alameda dos Indígenas, 83 - 5055-0551)
Como o nome da casa já diz, o restaurante Empanadas Caminito é especializado em um cardápio repleto de opções de empanadas argentinas. O menu traz as clássicas empanadas de carne, salteña, presunto e queijo, frango, e também opções mais diversificadas, como milho verde com molho branco, roquefort com salsão, presunto e nozes, e também as de camarão ao creme e mix de cogumelos, entre tantas outras.

Arturito (Rua Artur de Azevedo, 542 - 3063-4951)
Aberto em 2008, o Arturito marca o retorno da chef argentina Paola Carosella à cozinha e ao comando de toda a produção de sua casa. Com carta enxuta, Paola prioriza o uso de ingredientes locais e frescos, além do cultivo sustentável. Em um forno a lenha, no piso superior, é onde são assadas as empanadas da casa. O cardápio da casa muda constantemente, mas as famosas empanadas da Carosella sempre marcam presença.

Bar do Seu Zé (Rua Fradique Coutinho, 875)
Dispostas na vitrine do balcão, as empanadas chilenas do Bar do Seu Zé são o carro-chefe do menu. Com ambiente casual e despojado, o local é uma ótima pedida para tomar uma cerveja e encontrar os amigos. No cardápio de empanadas, são 21 opções, dentre elas a tradicional de carne, com ovos, azeitonas e uvas passas e também a empanada de frango, com milho e requeijão.

Doña Luz Empanadas (Rua Costa Aguiar, 1425 - 3375-6786)
Localizado no Ipiranga, o restobar chileno traz as famosas empanadas preparadas por Doña Luz. No cardápio, sabores tradicionais de empanadas, pastel de choclo, empanadas fritas de camarão, chacarero com palta (sanduíche com abacate) e pan amasado, pisco sour e o famoso Terremoto, drinque clássico chileno.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 12/10/2017

Os filmes da semana – 05/10/2017

Blade Runner 2049: crítica do filme