Time Out São Paulo

Agenda cultural carnavalesca de SP

Bloquinhos de Carnaval, oficinas de lançador de confetes e de máscaras e matinês são algumas das atrações.

Instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo prepararam uma programação especial para o Carnaval. São oficinas, cursos, exposições, contação de histórias e bloquinhos carnavalescos. Confira os destaques da programação:

Bloco Será que el-é?
O Museu da Diversidade Sexual apresenta, no dia 17 de fevereiro, o bloco “Será que el_é?”. A concentração será às 17h no Largo do Arouche, com saída prevista para às 19h. Marchinhas carnavalescas serão acompanhadas de “DragHits” dos anos 80/90. No dia seguinte (18), o Museu, que fica dentro da Estação República do Metrô, inaugura a exposição 'Será que el_é?', das 16h às 18h, com figurinos, fotografias, instrumentos musicais e homenagens aos ícones do Carnaval LGBT.

Bloco Batuca-Bresser
As marchinhas de Carnaval continuam com o bloco Batuca-Bresser, em parceria com o Museu da Imigração, que sairá pelas ruas da Mooca levando alegria e muita música com o tema 'Estamos todos no mesmo trem'. O evento será no dia 18, às 14h30.

Oficinas de máscaras e lançador de confetes
As oficinas do Museu do Futebol serão nos dias 25, 26 e 28 e incluem confecção de máscaras de Carnaval com sacolas de papelão e de lançador de confetes. Os participantes poderão brincar com os lançadores após confeccioná-los e levá-los para casa.

Oficina de tambores
No Museu Afro Brasil será ministrada a oficina de confecção de tambores no dia 18, às 14h, com materiais de fácil manipulação (PVC e fita adesiva). Em seguida, os participantes irão tocar os instrumentos e experimentar palavras, movimentos, músicas e brincadeiras congolesas.

Maratona Infantil
O Museu da Imagem e do Som (MIS) fará a 'Maratona Infantil em ritmo de festa', edição especial pré-Carnaval, no dia 19, das 10h às 17h, com brincadeiras, contação de histórias, maquiagens artísticas, oficinas de máscaras e confecção de instrumentos musicais. Na área externa, os pequenos também poderão se divertir com um bloquinho inspirado na atual exposição do Museu, 'Silvio Santos Vem Aí'. Algumas atividades exigem retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria, mas todas são gratuitas.

Cinema
A Casa Guilherme de Almeida realizará um curso gratuito de cinema nos dias 21 e 22, das 19h às 21h, sobre a história das famosas chanchadas carnavalescas. Serão exibidos trechos de filmes como Carnaval no Fogo (1949), Aviso aos Navegantes (1950) e Mulheres e Samba (1956). São 45 vagas e classificação é de 18 anos. Inscrições no site casaguilhermedealmeida.org.br.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 12/10/2017

Os filmes da semana – 05/10/2017

Blade Runner 2049: crítica do filme