Time Out São Paulo

Red Bull Station

Red Bull Station

GRÁTIS

Horário de abertura Ter. a sáb., 13h-21h.

Praça da Bandeira, 137, República 01007-020

Site de Red Bull Station

O espaço, antiga propriedade da São Paulo Tramway, Light and Power Company (a Light), um prédio dos anos 1920 antes negligenciado no coração do Centro da cidade, passou por uma reforma incrível, que incluiu restauração e construção por seis meses, depois de mais de dois anos de planejamento.

A bela e bem realizada reforma do prédio, que restaurou a fachada tombada, mas criou um interior praticamente todo novo, foi feita por ninguém menos que Triptyque, um quarteto de jovens arquitetos franceses e brasileiros que nos últimos anos se tornaram alguns dos mais procurados no Brasil. A equipe acrescentou um conjunto colossal de plataformas e escadas de metal em um lado do prédio, ligando seus cinco andares e permitindo a circulação fácil para cima, para baixo, por dentro e em volta do prédio.

Os arredores do prédio não poderiam ser mais urbanos e mais paulistanos, pois ele fica perto do cruzamento entre as grandes avenidas 9 de Julho e 23 de Maio, em uma curva acentuada no Vale do Anhangabaú no sentido Liberdade. Presa em uma teia de vias de trânsito pesado, viadutos e passarelas de pedestres adjacentes ao Terminal Bandeira, trata-se de um entroncamento confuso de proporções impressionantes.

O aspecto arquitetônico de mais destaque do projeto – além da combinação très Triptyque de concreto puro e elementos originais restaurados e expostos, que incluem painéis de pintura gasta e granulada, resultado de anos de novas pinturas – é o maravilhoso estúdio de gravação no térreo.

Autônomo e à prova de som, com paredes grossas, o estúdio tem transparência proporcionada por janelas de vidro que dão visão para o espaço de gravação e para a sala de mixagem, onde uma mesa de mixagem analógica imensa – um mamute dos anos 1980, comprado de segunda mão de uma escola de música em Islington, Londres – ocupa lugar de destaque.

1 Set 2014.

Escrito por Claire Rigby
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus