Festival Repense Cerveja

Sáb 3 Out 2015

Divulgação
A American Wheat Wine '#SQN' (3cariocas), acompanhada de frango oriental do Arte Cozinha

Este evento terminou

O festival partio da ideia de Bernardo Couto e Maíra Kimura, cervejeiros da cervejaria carioca 2cabeças. A dupla viajou durante o mês de agosto pela região sudeste com um proposta: produzir cinco novas cervejas, de estilos diferentes, com cinco parcerias diferentes, em três estados. O resultado é o carro chefe do evento gastronômico no Butantan Food Park.

Os novos rótulos são parcerias com as cervejarias Penedon, 3cariocas, Cervejaria Nacional, Koala San Brew, Capa Preta e Aeon. Uma das cervejas criadas é a Gol da Alemanha, uma German IPA que faz referência à Copa do Mundo de 2014. Todas as cervejas estarão disponíveis ao longo do dia, se revezando nas torneiras.

Além disso, estarão disponíveis também as criações "de linha" destas mesmas cervejarias. Serão mais de 15 rótulos disponíveis, com a presença dos cervejeiros para conversar com o público e explicar como cada cerveja foi criada. O valor do chope de 300ml será de R$ 12. Haverá também a opção de degustação: 3 doses de 100ml a R$ 15.

Os novos sabores
A primeira cerveja produzida nessa caravana foi uma potente American Wheat Wine com a 3cariocas. Ela terá 9,8% de álcool e 83 IBUs, com maltes de cevada e trigo, e mais flocos de trigo. Ainda leva doses generosas de Columbus, Citra e Amarillo para aroma. Uma cerveja especial de trigo? Pela legislação brasileira, não, pois ela tem mais de 25% de trigo, o que tira ela da categoria especial. Então ela se chamará #SQN. No Butantan Food Park, ela harmoniza com o frango oriental do Arte Cozinha.

Depois da #SQN, os cervejeiros da 2cabeças foram rumo a Belo Horizonte. Em Contagem, região metropolitana, produziram a Gol da Alemanha, com sete ingredientes alemães e água brasileira. Os lúpulos Smaradg e Mandarina Bavária dominam o aroma da cerveja, adicionados na fervura e no dry hopping. A opção de acompanhamento é o hambúrguer de cordeiro com maionese de hortelã do British Burger and Potato.

Dois dias depois, era hora de produzir com a Capa Preta e a Koala San Brew, ambas de Nova Lima/MG. A cerveja escolhida foi uma Sour Ale com Mirtilo, a Lactobluecilos. Com 6,4% de álcool, ela foi produzida com fermento saison e lactobacilos, trazendo acidez e complexidade para a cerveja. Para a harmonização, o festival traz o Khao Pad vegetariano do Thaitai Brasil.

Dali, os cervejeiros pegaram a estrada rumo a São Paulo. Na Cervejaria Nacional, surgiu uma California Common defumada. O estilo híbrido é feito com fermento lager mas em temperatura de fermentação mais alta, típica de uma ale. Nos maltes, foram usados pilsen, caramelo e 15% defumado, dando um toque diferente para esta cerveja. O lúpulo Nothern Brewer completa a lista de ingredientes. Acompanhamento: sanduíche de porchetta do Mondiale.

A última parada foi em Penedo/RJ, para a produção de uma Brown Ale em parceria com a Penedon. Ela ficou com 6,1% de álcool e 35 IBUs. A coloração é marrom escuro, com maltes escolhidos para ressaltar aromas de nozes e chocolate ao leite. A sugestão de harmonização da Debrownismo são os churros de chocolate e doce de leite com amendoim torrado do Churros Tentação.

Serviço

Butantan Food Park
Endereço Rua Agostinho Cantu, 47

Butantã, São Paulo

Estações próximas Butantã

Telefone 3257-9595

Data Sáb 3 Out 2015

Horário de abertura 11h às 22h.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.