Mapa da boemia

Pulando de bar em bar, a Time Out vagueou pelas ruas da cidade, a fim de mapear as cinco regiões mais boêmias de São Paulo. Vincent Bevins rodou pelo Baixo Augusta

Divulgação
São Paulo é uma cidade boêmia. Botecos à moda antiga, pubs acolhedores e bares sofisticados competem pelos clientes em quase todas as ruas da cidade. Mas certas áreas são excepcionais, reunindo uma alta concentração de estabelecimentos e proporcionando uma rica variedade de opções para boêmios de todos os tipos. Se escolher a região certa, sua noite se tornará uma fascinante excursão por ótimos bares, a uma curta caminhada uns dos outros.
 
O agitado Baixo Augusta, o epicentro da vida alternativa na cidade, continua apinhado de bares, de botecos sujos a endereços da moda, e os preços continuam razoáveis. Perto dali, o Bixiga oferece um conjunto de opções, bares de rock clássico e botecos de esquina; por sua vez, a acidentada Vila Madalena, na Zona Oeste, apresenta uma miscelânea de bares frequentados por intelectuais, botequinhos intimistas, animadas casas de shows e bares para adultos. Não se trata de eufemismo, caro leitor: são bares para adultos.
 
A surpreendente Vila Mariana, próxima à Avenida Paulista, tem um clima acolhedor, ao passo que a Vila Olímpia, uma selva de vidro e concreto na Zona Sul da cidade, serve cervejas estupidamente geladas e diversos aperitivos, em botecos com ares dos anos 1950, cheios de yuppies recém-saídos do escritório.
 
Seja quais forem sua bebida e seu ambiente preferidos, você encontrará um bar sob medida entre os 25 listados a seguir, organizados em itinerários por bairro, para facilitar sua vida; incluímos ainda dicas sobre onde forrar o estômago antes da bebedeira. Mãos à obra. (Ernest White II)
 
Baixo Augusta
Este trecho da Rua Augusta, entre a Avenida Paulista e o Centro – conhecido como Baixo Augusta – é certamente a região mais dinâmica da vida noturna paulistana. O que significa: rua lotada na maioria das noites e muitas oportunidades para se meter em encrenca. Junto a uma parte da Rua Bela Cintra, ao norte, a área oferece dezenas de bares, restaurantes, boates e casas de shows, todos acessíveis a pé e a maioria, digamos, de moral um tanto duvidosa. A região é disputada por jovens punks, hipsters ultrassofisticados e outros tipos urbanos.
 
No Baixo Augusta, o que vale é ser despretensioso. Então, para começar a noite, dê uma parada no Espetinho do Gaúcho (Rua Augusta, 962), onde você encontrará espetinhos de qualidade, de carne bovina, frango ou linguiça. Para molhar a garganta, peça uma cerveja, e fique de olho na tela, para assistir a uma partida de futebol, vôlei ou UFC.
 
Para uma refeição um pouco mais sofisticada e ótimos coquetéis, prove o Bar Exquisito! (Rua Bela Cintra, 532, 3151 4530, exquisito.com.br), onde uma miscelânea de cartazes latino-americanos compõe o cenário para boas caipirinhas, margaritas e petiscos. Os clientes daqui provavelmente não entrariam nem mortos na maioria dos endereços da Augusta.
 
Para uma bebida realmente boa, vá direto à Z Carniceria (Rua Augusta, 934, 2936 0934, zcarniceria.com.br), um bar de padrão internacional, com atmosfera escura e uma ponta de maldade. Aqui, os drinques são feitos com cuidado, mas – como na maioria dos bares da área – você terá de pagar entrada nos fins de semana.
 
Quando estiver cansado de ficar sentado bebendo, vá à Funhouse (Rua Bela Cintra, 567, 3854 6522, funhouse.com.br), que reúne bar e boate em um sobrado típico da região. Jovens servem bebidas no lounge, no piso superior, para os clientes acomodados em pequenas mesas, perto do balcão. No andar de baixo, há um bar pequeno e apinhado, e, atrás dele, uma pista de dança que parece uma caixa preta, onde você poderá curtir ao som de electro, pop, hard rock ou funk carioca.  

 

Mais em:

Pelas ruas do Bixiga

Mariana, uma vila cheia de segredos

Recantos Secretos da Vila Madalena

Bares da Vila Olímpia

 

Escrito por Vincent Bevins
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.