Melhores lugares para tomar chá

Em um país obcecado pelo café, pode ser difícil encontrar bons chás. Mas nem tanto. Conheça os melhores lugares para apreciar chás deliciosos na cidade

Valentino FIaldino / Divulgação
Talchá
Loja da Talchá, no Shopping Higienópolis

Esqueça as porcelanas e os bolos delicados – São Paulo está reinventando o chá, adicionando um toque de glamur e modernidade. Em nossa busca pelo melhor chá, descobrimos infusões e chás gelados em todos os lugares, de empórios minimalistas a uma casa de chá egípcia.
 

Tee Gshwndner

Shopping Iguatemi, 3º andar, Av. Faria Lima, 2.232, Jardim Paulistano (3816-5359)

A loja que apresenta 37 diferentes chás para degustação e mais de 200 para venda. A marca alemã, que vende chás asiáticos, oferece  uma degustação diária. Acomode-se em um dos assentos de couro, com mesas espelhadas, para provar antes de comprar. A clientela é elegante, e os chás, preparados com água mineral. Venha de terça a sábado, das 15h30 às 19h30, para aproveitar o chá da tarde, que oferece uma seleção de chás, bolos, doces e outras delícias.
 

Talchá

Shopping Higienópolis, piso Pacaembu, loja 2.012, Av. Higienópolis, 618, Consolação (3823-3744/ talcha.com.br) Outro endereço Shopping JK Iguatemi, Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Vila Nova Conceição (3152-6744)

Sem dúvida, a principal atração é o lindo chá chinês que "desabrocha" lentamente quando submerso em água quente, em uma xícara de vidro.
 

Tea Connection

Al. Lorena, 1.271, Jardim Paulistano (3063-4018/ teaconnection.com.br). Outro endereço R. João Cachoeira, 361, Itaim Bibi (3081 7709)

Se você acha que chá quente no calor é apenas para ingleses malucos, peça o chá gelado de flor de limão com  limão-galego e capim-limão – se bem que a infusão de oolong vermelho com laranja espanhola parece uma excelente pedida. Ampulhetas e um time de especialistas ajudam os neófitos a desvendar a ciência por trás de uma infusão perfeita.
 

Goumet Tea

Rua Matheus Grou, 89, Pinheiros (2936-4814/ thegourmettea.com.br). Outros endereços Shooping Morumbi, Av. Roque Petroni Júnior, 1.089, Jardim Das Acácias (5189-6750); R. Doutor Mário Ferraz, 213, Jardim Europa (2579-7850); Shopping Cidade Jardim, Av. Magalhães De Castro, 1.2000, Butantã (3758-2565)

Você pode ter visto seus chás em empórios e restaurantes de São Paulo, mas este é o seu primeiro ponto de vendas exclusivo. Misto de loja e casa de chá, o Gourmet Tea oferece 35 sabores; o balcão mais parece um arco-íris, com inúmeras caixinhas coloridas, de chá branco, verde e preto, oolong, rooibos e chás ayurvédicos. Sente-se a uma das sete mesas de madeira e participe de uma versão moderna da cerimônia do chá: a elaboração, eficiente e precisa, tem como resultado uma infusão quase perfeita. Quer dizer, talvez um britânico não a considere irretocável… Para acompanhar o chá, peça o bolo de cenoura coberto com cream cheese, delicioso e molhadinho.
 

Khan El Khalili

R. Dom José de Queirós Aranha, 320, Vila Mariana (5575-6647, khanelkalili.com.br)

Uma experiência mais exótica, a casa egípcia fica perto do Metrô Ana Rosa. Tome um chá de hortelã acompanhado por homus e pães, acomodado em uma mesa baixa, em um ambiente suntuoso; se der sorte, você pode presenciar um show de dança do ventre. Pode não ser o que vem à mente quando se pensa em chá, mas, de alguma forma, funciona.
 

Salão de Chá

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Av. Morumbi, 4.077, Morumbi (3742-0077/ fundacaooscaramericano.org.br)

Lugar tranquilo graças à localização remota, é ideal para uma escapada durante a semana. As mesas redondas espalhadas pelo espaço são ocupadas por famílias no fim de semana e lotam a cada duas semanas no domingo, quando a fundação abriga um recital de música clássica pela manhã. O chá da tarde é servido em xícaras de prata e em sofisticados aparelhos com guloseimas dispostas em três níveis. Ele pode ser saboreado a qualquer momento – embora seja bom fazer reserva.

Escrito por Anna Fitzpatrick
Tags: 
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.